Sinop, 27/01/2026 02:37

Bolsas fecham majoritariamente em alta na Europa com alívio nas tensões geopolíticas | Finanças

Os principais índices de ações europeus fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, com investidores aliviados após os Estados Unidos adiarem sua decisão de intervir diretamente no conflito entre Irã e Israel. A guerra têm estado no centro das atenções do mercado, e a perspectiva de que um ataque americano poderia acontecer a qualquer momento estava amplificando ainda mais as tensões no Oriente Médio.

No fechamento, o índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,10%, aos 536,42 pontos, o DAX, de Frankfurt, subiu 1,27%, aos 23.350,55 pontos, e o CAC 40, de Paris, avançou 0,48%, aos 7.589,66 pontos. Na contramão de seus pares, o FTSE 100, da Bolsa de Londres, recuou 0,20%, aos 8.774,65 pontos.

Na semana, as bolsas acumularam queda de 1,56%, 0,85%, 0,70% e 1,23%, respectivamente.

No cenário macro, o índice de confiança do consumidor da zona do euro recuou de -15,1 em maio para -15,3 em junho, segundo o resultado preliminar divulgado nesta sexta pela Comissão Europeia. O resultado ficou aquém da estimativa média de -14,3 dos analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.

Além disso, o índice de preços ao consumidor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha teve queda de 1,2% em maio na comparação anual, representando uma desaceleração sobre a leitura anterior. No Reino Unido, o volume de vendas no varejo do Reino Unido registrou uma baixa de 2,7% em maio em relação a abril, após uma alta de 1,3% na leitura anterior. O resultado ficou bem abaixo do consenso de queda de 0,6%.

Para a Pantheon Macroeconomics, esses dados sugerem um crescimento mais fraco do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre. “Os dados de hoje reforçaram a posição dos membros mais dovish do comitê de política monetária, que apontaram o consumo fraco como justificativa para seu voto a favor de corte na taxa básica”, diz Elliott Jordan-Doak, economista-sênior do Reino Unido. Apesar disso, ele vê que o consumo deve se recuperar em junho.

Ontem, o Banco da Inglaterra (BoE) manteve as taxas de juros inalteradas, em uma votação dividida. “Mantemos nossa previsão de crescimento de 0,2% no 2º trimestre, embora reconheçamos que os riscos para essa projeção estão pendendo para o lado negativo”, afirma a Pantheon.

Reflexo de painel de cotações na bolsa de valores em Paris, operada pela Euronext NV — Foto: Nathan Laine/Bloomberg

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Galaxy Tab S11 Ultra melhorou, mas ficou pior: testei o melhor tablet Samsung por 3 meses

O Galaxy Tab S11 Ultra é, sem dúvida, um dos tablets mais avançados do mundo.…

Homem é preso em VG por estupro, agressões e ameaças contra ex-companheira

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso A Polícia Civil…

Yuri Alberto é amuleto do Corinthians em decisões

O Corinthians inicia a temporada 2026 com um jogo de peso. No dia 1º de…