Sinop, 01/08/2025 10:36

Festas Juninas impulsionam o empreendedorismo rural

As festas juninas são um verdadeiro retrato da cultura popular brasileira e também do campo. Embora o milho seja um símbolo da temporada, ele não reina sozinho nos pratos típicos dessa época. Ingredientes como amendoim, mandioca, coco, leite, batata-doce e cana-de-açúcar também ganham espaço nas barracas e têm origem direta no trabalho de milhares de produtores rurais.

“As festas juninas geram um aumento expressivo na demanda, especialmente por parte das indústrias que produzem doces típicos e amendoins salgados. Isso exige de nós uma produção contínua e com alto controle de qualidade para garantir o abastecimento no período mais crítico de consumo”, explica Sérgio Nakagi, vice-presidente da Coplana na cidade de Jaboticabal.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

De acordo com ele, o planejamento faz toda a diferença: “A produção é estrategicamente ajustada para atender à demanda crescente do período.” Por isso, a colheita, o beneficiamento e a logística começam com antecedência, o que assegura qualidade e volume tanto para os clientes industriais quanto para o consumidor final.

amendoim ainda no
Foto: Sergio Nakaji/Arquivo pessoal

Ainda que a mesa junina conte com milho, batata-doce, canjica, cocada e bolo de fubá, o amendoim mantém o protagonismo. “Os campeões de venda nessa época são, sem dúvida, a paçoca e o pé de moleque”, destaca Nakagi.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Detentos ‘surtam’ em cela e exigem academia e ar-condicionado em penitenciária de MT; Veja vídeo

Foto: Reprodução Sabrina Ventresqui/HiperNotícias Várzea Grande/MT Os advogados Pauly Ramiro Ferrari Dorado, de 45 anos,…

Polícia deflagra 2ª fase de operação que apura irregularidades no setor da saúde de Cuiabá

Reprodução A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (1º.8), a segunda Fase da…

Brasiliense da Seleção de Vôlei viola punição e é suspensa por doping

A jogadora Tandara Caixeta, de 35 anos, foi suspensa por mais dois anos por violar…