Em Cuiabá, apenas 6 mulheres estão dentre os 180 motoristas de ônibus que circula em Cuiabá e uma delas é Dalila Amorim, de 38 anos, mãe de quatro filhos. Dalila, veio há seis anos de Sonora (MT 345km da capital), em busca de oportunidades educacionais e realizou seu sonho de dirigir.
Ela embarcou no transporte coletivo para estar mais próxima dos filhos, de 10 meses a 18 anos.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Ela conta que sempre quis ser motorista de veículo pesado, hoje, se sente poderosa, livre e fortalecida ao volante. Antes era operadora de caixa, e viu que sua vinda para Cuiabá, seria sua oportunidade.
“Me sinto uma super mulher e para meus filhos, sou o orgulho da casa”, lembra ela sorrindo. “Pelo sorriso dá pra ver a felicidade da realização desse sonho.”
Dalila diz não ter dificuldade em manobrar o transporte ou sofrer preconceito por ser mulher, e sim que se tornou símbolo de quebra de barreiras no transporte urbano em todos estes anos e que todos são tratados igualmente.
A história de Dalila inspira outras mulheres a acreditar que podem realizar tarefas antes exclusivas do sexo masculino. A frota foi renovada este ano, facilitando a condução, principalmente para elas, para não ter que lidar com equipamentos que dificultem sua condução.