Inspirado no caos vivido em Manaus durante a crise de oxigênio nos hospitais em janeiro de 2021, o espetáculo Desassossego será apresentado nos dias 11 e 12 de julho, no Complexo Cultural Samambaia, como parte do circuito Desassossego In Loco.
A obra narra, por meio de três personagens, diferentes vivências de dor, luto e reconstrução no pós-pandemia, mesclando estética contemporânea e elementos do teatro clássico em uma abordagem sensível e potente sobre as cicatrizes sociais deixadas pela pandemia.
Leia também
-
Televisão
João Vicente de Castro brilha na TV e revela novo projeto
-
Entretenimento
Marieta Severo e Andréa Beltrão falam de teatro que criaram há 20 anos
-
Entretenimento
Miguel Falabella celebra temporada no teatro: “Vou morrer no palco”
3 imagensFechar modal.
1 de 3
Já a Oficina “Luz, Drama, Auto ficção” será no No Espaço cultural H2O
Paullo Amarall/Divulgação 2 de 3
Apresentações serão No Complexo Cultural Samambaia
Paullo Amarall/Divulgação 3 de 3
O espetáculo será apresentado 11 e 12 de julho, às 20h
Paullo Amarall/Divulgação
A montagem, que já percorreu diversos festivais pelo país e acumula sete premiações nacionais, também propõe um diálogo estético influenciado por Grotowski e Odin Teatret, aliando musicalidade, iluminação cênica e uma narrativa comprometida com a memória coletiva.
“Essa obra é em homenagem aos mais de 700 mil mortos pela pandemia no país. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, afirma o produtor Robert Moura.
Logo após as apresentações, o público será convidado a participar da roda de conversa Representatividade Indígena na Cena Contemporânea, mediada pela historiadora e liderança indígena Kokama Maurille Gomes.
O debate será conduzido por Leandro Paz, ator indígena e protagonista da peça, que destaca: “A ideia é mostrar para o público a forma como nossos corpos encenam sua própria narrativa, deixando um legado de ocupação de espaços nas artes cênicas de todo o Brasil”.
Além disso, o grupo realizará dois dias de residência com artistas locais, promovendo intercâmbio entre as regiões Norte e Centro-Oeste, e duas oficinas abertas ao público que acontecerão nos dias 13 e 15 de julho, no Espaço Cultural H2O, no Recanto das Emas. Inscrições pelo site grupojurubebas.com. Classificação 14 anos.
Serviço
Espetáculo Desassossego
Data: 11 e 12 de julho, às 20h
Local: No Complexo Cultural Samambaia (Quadra 301 Conjunto 5 Lote 1 – Samambaia)
Informações: @grupojurubebas
Entrada franca
Não recomendado para menores de 16 anos
Oficina Luz, Drama, Auto ficção
Data: 13 e 15 de julho, às 19h
Local: No Espaço cultural H2O (Av. Recanto das Emas, quadra 104, lote 16 sala 201)
Inscrições: grupojurubebas.com
Entrada franca mediante retirada de ingressos no Sympla
Não recomendado para menores de 14 anos