Sinop, 21/07/2025 06:53

  • Home
  • Super Fato MT
  • Falta de profissionais agrava crise no Hospital Regional de Sorriso, alerta SISMA

Falta de profissionais agrava crise no Hospital Regional de Sorriso, alerta SISMA

A falta de profissionais da saúde no Hospital Regional de Sorriso está gerando uma crise sem precedentes e colocando em risco o atendimento à população. O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA) voltou a cobrar do Governo do Estado a convocação urgente dos aprovados em concurso público para suprir o déficit de pessoal nas unidades hospitalares.

O presidente do sindicato, Carlos Mesquita, afirma que o diálogo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem sido constante, mas ainda sem resposta efetiva. “Estamos com muitos servidores se aposentando e a demanda é muito grande. Precisamos que o governo se sensibilize e veja além da estrutura física dos prédios. É imprescindível a contratação de profissionais para garantir o atendimento”, pontuou.

A situação crítica no hospital foi tema de reportagens dos sites PNB Online e JKNotícias.com, que alertaram para o colapso iminente da unidade em razão da falta de médicos e enfermeiros. A diretora da unidade, Ivone Carvalho, enviou um documento à SES na quinta-feira (16/07), apontando a morosidade na reposição de profissionais que se aposentam ou falecem.

Segundo ela, a sobrecarga sobre os poucos servidores em atividade coloca vidas em risco. O hospital já bloqueou 27 leitos – entre pediatria, clínica cirúrgica e clínica médica – e há risco de fechamento de três leitos na UTI Neonatal por falta de enfermeiros especializados. De um total de 143 leitos registrados, apenas 116 estão ativos.

A direção do hospital afirma que já foram feitas diversas notificações à SES, ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e ao Núcleo de Segurança do Paciente. Carlos Mesquita ressalta que a crise não se restringe ao município de Sorriso. “O déficit da Secretaria de Estado de Saúde é de cerca de 7 mil servidores em todo o estado. A saúde pede socorro”, alertou.

Em nota ao site PNB, a SES informou que está analisando a solicitação e avaliando a viabilidade da contratação de novos profissionais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cenário complicado com sanção de Trump e mais vendas chinesas

Matéria exclusiva para assinantes. Para ter acesso… Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Motorista bêbado atropela motociclista e tenta culpar vítima

Reprodução Ari de Oliveira, de 55 anos, morreu após ser atropelado por um motorista embriagado…

Deniz Rodrigues retorna ao comando do Mixto feminino de olho na Copa do Brasil e na base

Treinador reassume o time após saída de Daniela Alves e vai liderar projeto das categorias…