A nadadora chinesa Yu Zidi, de apenas 12 anos, fez sua estreia como competidora de elite e roubou os holofotes no Mundial de Esportes Aquáticos. Ela ficou a apenas 0,06 segundos do pódio na disputa dos 200 metros medley individual, nessa segunda-feira (28/7), e terminou em 4º lugar.
Os tempos de Yu são surpreendentes, e, graças a isso, ela vai disputar o Mundial. De acordo com as regras do evento, a idade mínima para participar da competição é 14 anos – no entanto, as marcas impressionantes de Yu, que tem apenas 12, a qualificaram para o campeonato.

Yu Zidi é nova promessa da natação

Aos 12 anos, a chinesa tem impressionado no Mundial de Esportes Aquáticos

Esta é a primeira competição dela como atleta de elite
Sarah Stier/Getty Images
Apesar de ter ficado fora do pódio nessa segunda-feira, a possibilidade de medalha para Yu ainda está à vista. A nadadora chinesa volta a entrar nas águas para as provas de 400 metros medley e 200 metros borboleta, especialidades dela, nos dias 3 de agosto e 31 de julho, respectivamente.
Yu já é uma das nadadoras mais rápidas do mundo. Em maio deste ano, no campeonato nacional, faturou a prata com o tempo impressionate de 2:10.63 nos 200m medley. Desta maneira, se tornou a mais rápida da história para um nadador ou nadadora de 12 anos.
Ainda no torneio da China, ela atingiu o tempo de 2:06.83 nos 200m borboleta, prova de especialidade da atleta. Em 2024, este tempo a concederia o ouro no Mundial.
Neste ano, o Mundial de Esportes Aquáticos acontece em Singapura. O torneio começou no dia 10 de julho e acontece até o dia 3 de agosto.