O Sesc Arsenal promove neste sábado, dia 2, a Oficina de Dança “Siriri: Ritmo e Identidade”. O evento acontece às 18h, no Jardim do Sesc Arsenal, e é voltado para pessoas de todas as idades. A atividade é gratuita, e os interessados devem realizar a inscrição previamente por meio do link bit.ly/siririarsenal. As vagas são limitadas.
Ministrada pela Cia de Dança Rodinei Barbosa, a oficina tem como objetivo colocar à disposição dos participantes todo conhecimento das tradições da cultura popular, para que estes possam ter acesso e participar da sua difusão.
O Siriri é uma manifestação tradicional da cultura popular mato-grossense, especialmente presente na Baixada Cuiabana. Com influências indígenas, africanas e europeias, a dança é marcada por toadas simples, coreografias em pares e o uso de instrumentos típicos como a viola de cocho, ganzá e tambor.
Dançado em festas religiosas e eventos comunitários, o siriri expressa o cotidiano, a fé e os costumes locais. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso, a dança é mantida viva por grupos folclóricos e comunidades que transmitem a prática de geração em geração. Mais do que uma dança, é símbolo da identidade e resistência cultural do povo cuiabano.
A iniciativa reforça o compromisso do Sesc-MT em promover atividades culturais e de lazer que valorizam a cultura popular brasileira, proporcionando momentos de aprendizado, integração e diversão para o público, de maneira acessível e leve.
Serviço:
Oficina de Dança “Siriri: Ritmo e Identidade”
Data: dia 2, sábado
Horário: 18h às 19h
Local: Jardim do Sesc Arsenal
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.