Frente fria se desloca do Sul para o Sudeste nesta segunda-feira (4) e a chuva começa a perder força no extremo oeste e sul do RS, com influência do ar polar, as temperaturas diminuem na Campanha e Fronteira Oeste. As instabilidades ainda persistem no norte do estado, e nas demais áreas da Região Sul – com risco para temporais na Serra e norte do RS, entre o sul e oeste de SC e em cidades do oeste e sudoeste do PR. Semana começa com atenção em Porto Alegre e Florianópolis e chuva moderada em Curitiba, além, de temperaturas mais baixas. O mar fica mais agitado na costa da Região Sul, porém, sem ressaca – ventos mais fortes no leste de SC e PR com rajadas de até 70 km/h.
No Sudeste, ar seco no interior da e frente fria se aproximando do sul de São Paulo. Previsão de chuva moderada no extremo sul de SP – com o deslocamento da frente fria, chove durante o final da tarde e à noite na Região do Vale do Ribeira. O tempo continua mais aberto no interior e norte paulista e entre RJ, MG e ES, com condições para bastante vento e rajadas moderadas de até 50 km/h. Na cidade de SP a nebulosidade aumenta durante o dia, mas não chove. A semana começa com tempo firme e calor na cidade do RJ, em Belo Horizonte e Vitória. Os índices de umidade relativa do ar continuam baixos em todo o interior do Sudeste – com alerta entre o Triângulo e noroeste de MG.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Enquanto no Centro-Oeste, o fluxo de umidade da Região Norte e a presença da baixa pressão no Paraguai, estimulam pancadas mais irregulares entre o noroeste, oeste e sudoeste de MT e parte do centro-sul e oeste de MS – segunda abafada, ainda com boas aberturas de sol e atenção para Campo Grande e Cuiabá, que podem receber pancadas fortes com raios de forma localizada. Entre GO e DF, tempo mais seco e firme – dia ensolarado e com umidade abaixo de 20% em Brasília e Goiânia.
Já no Nordeste, o risco de temporal continua em Aracaju e Maceió neste começo de semana – o vento úmido que sopra do mar contra o continente mantém nuvens mais carregadas e o risco para chuva desde cedo – atenção para o interior da PB, PE, AL, SE e todo o centro norte do RN e CE – a chuva pode acontecer com força intercalando alguns períodos de melhoria. Ar mais seco no sul do MA, PI, oeste e norte da BA e chuva moderada em Salvador e São Luís.
E no Norte, a presença de umidade combinada com as altas temperaturas mantém as instabilidades entre AM, AC e RO com previsão de pancadas fortes e risco para raios. Alerta entre AC e AM e chuva forte, também, sobre Macapá e Belém.