O Aeroporto de Alta Floresta movimentou 26.790 passageiros nos seis primeiros meses de 2025, o que representa um crescimento de 25,83% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O mês com maior fluxo foi maio, com 5.338 embarques e desembarques. Em junho, foram registrados 4.890 passageiros; em abril, 5.010; março teve 4.715; fevereiro, 3.407; e janeiro, 3.480. Os dados referentes a julho ainda não foram publicados pela agência.
O número de voos também apresentou alta. Foram 287 pousos e decolagens no primeiro semestre, crescimento de 12,99% em relação ao mesmo período de 2024. O levantamento considera tanto os voos regulares operados pela Azul Linhas Aéreas quanto os esporádicos, como táxis aéreos e voos executivos.
Apesar dos dados positivos, desde 1º de julho o aeroporto passou a operar com apenas uma rota comercial, ligando Alta Floresta a Campinas (SP). A ligação com Cuiabá, que até então era operada regularmente, foi cancelada, o que gerou preocupação entre empresários, autoridades locais e a população, que dependem da conexão direta com a capital do estado.
Enquanto isso, outros aeroportos da região seguem em crescimento. Em Sinop, o volume de passageiros superou a marca de 200 mil no semestre. Já em Sorriso, o número de voos aumentou mais de 17% no mesmo período. Com informações do Só Noticias