O Santos encara o Juventude nesta segunda-feira (4/8), às 20h, no MorumBIS, em duelo que encerra a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca o reencontro de Neymar com o tradicional Estádio Cícero Pompeu de Toledo após 13 anos. No estádio que possui a maior capacidade de público em São Paulo, o dono da camisa 10 santista, coleciona boas recordações, como hat-tricks, gols históricos e título estadual.
Os números do jogador impressionam no MorumBIS. Em sua primeira passagem pelo Santos, Neymar disputou 11 partidas sendo duas pela Seleção Brasileira e outras sete pelo Peixe, ao todo, nove gols marcados. A grande maioria dos embates foi contra o São Paulo, equipe proprietária do estádio.
Relembre partidas:
- São Paulo 2 x 3 Santos (2010) – Um gol e uma assistência
- São Paulo 4 x 3 Santos (2010) – Um gol
- São Paulo 0 x 2 Santos (2011) – Uma assistência
- Brasil x África do Sul 1 x 0 (2012)
- São Paulo 3 x 2 Santos (2012) – Dois gols
- São Paulo 3 x 2 Santos (2012) – Um gol
- Guarani 0 x 3 Santos (2012) – Dois gols
- Santos 4 x 2 Guarani (2012) – Dois gols
- Brasil 1 x 0 Sérvia (2014)
Das onze vezes que jogou no Morumbi, Neymar venceu sete partidas, empatou uma e foi derrotado em três confrontos, um aproveitamento de 66,7%.



Santos marcou contra o Flamengo
Raul Baretta/ Santos FC

Neymar é camisa 10 do Santos
Rapha Marques/Sports Press Photo/Getty Images

Neymar sofreu uma ruptura do LCA e lesão no menisco do joelho esquerdo durante jogo contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo em 2023
Guillermo Legaria/Getty Images

Em uma dessas partidas, o camisa 10 guiou o Santos na conquista do Campeonato Paulista. Em 2012, o Peixe venceu o Guarani no campeonato estadual em duas partidas que aconteceram no Morumbi. O jogo de ida terminou com vitória alvinegra por 3 x 0, e dois gols de Neymar. Na volta, mais uma vitória do Peixe, dessa vez por 4 x 2. Na decisão, o jogador marcou outras duas vezes.
Depois de mais de uma década, Neymar volta a jogar no Morumbi. O estádio pode marcar um momento para se redimir no Santos. O craque da equipe renovou seu vínculo com o Alvinegro Praiano, porém o momento não é bom. Na temporada, o time ocupa a 17ª colocação do Campeonato Brasileiro, apenas quatro vitórias em 16 rodadas.
Apesar disso, o jogador tem tido bons números individualmente. Depois de uma série de lesões desde sua chegada no Brasil, Neymar pode chegar ao quinto jogo consecutivo jogando os 90 minutos, caso inicie como titular e não seja substituído no confronto diante do Juventude.
A partida diante do Juventude é de extrema importância para ambas equipes. O time Jaconeiro também tem um desempenho ruim no Brasileirão. O equipe alviverde está na vice-lanterna da competição, com apenas três vitórias na temporada.