Sinop, 04/08/2025 21:36

Massa de ar frio e granizo para uns, calor de 34°C para outros; veja a previsão da semana

A primeira semana completa de agosto será caracterizada pela chegada de uma nova massa de ar frio em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Em outros locais, como partes do Nordeste e do Norte, os termômetros devem atingir picos de calor, principalmente no próximo domingo (10). Confira a previsão entre esta segunda e a próxima (11) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

Sul

São previstos acumulados de chuva superiores a 40 mm entre esta segunda (4) e terça (5), especialmente no norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e centro-oeste do Paraná (tons verde, amarelo e laranja no mapa abaixo). Nessas áreas, também há possibilidade de ventos intensos e ocorrência de granizo em pontos isolados.

Além disso, a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano na sexta-feira (8) poderá provocar chuvas e ventos no centro-norte gaúcho e sul catarinense, com volumes superiores a 30 mm. Entre terça e quinta (7), as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 8°C em áreas do sul e serranas do Rio Grande do Sul, além de em Santa Catarina.

Já a partir de spabado (9), a atuação de uma nova massa de ar frio deve provocar temperaturas abaixo de 10°C em toda a Região Sul.

Sudeste

A previsão é de tempo estável na maior parte dos estados de Minas Gerais e São Paulo (áreas em branco). Por outro lado, há previsão de chuva somente na parte leste do Sudeste nos próximos dias, com acumulados que podem ultrapassar os 15 mm (tons em azul).

O Inmet chama atenção, também, para a queda da umidade relativa do ar, com valores que podem ficar abaixo de 30%, principalmente no sul paulista. Assim como no Sul e em parte do Centro-Oeste, uma nova massa de ar frio chega em São Paulo no sábado (9).

mapa de chuva - 04 a 11 de agosto
Mapa de chuva. Foto: Reprodução Inmet

Centro-Oeste

A semana começa com chuvas nas porções sul e oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, com volumes acima de 30 mm. Nas demais áreas, a previsão indica predomínio de tempo estável (áreas em branco) e umidade relativa abaixo de 30% nos próximos dias, principalmente no norte mato-grossense.

Assim como acontece no Sul, o Inmet sinaliza que a atuação de uma nova massa de ar frio provocará temperaturas abaixo de 10°C, mas limitado ao sul de Mato Grosso do Sul. Já no Distrito Federal, parte sul de Mato Grosso do Sul e de Goiás, predominam mínimas inferiores a 18°C ao longo da semana. Enquanto isso, no norte de Mato Grosso, o calor chega aos 34°C.

Nordeste

Não há previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, principalmente no interior da região. Em pequenas áreas do litoral nordestino, podem ocorrer chuvas acima de 20 mm (tons em verde), principalmente no litoral de Alagoas e Pernambuco. No interior da Bahia, as temperaturas não ultrapassam os 18°C ao longo da semana. No outro extremo, Maranhão e Piauí devem registrar mais de 34°C, principalmente no próximo domingo (10).

Norte

Áreas de instabilidade se concentrarão no noroeste e na porção central do Amazonas, Roraima e noroeste do Pará, com volumes que podem superar 60 mm (tons em laranja e vermelho). Em contraste, na porção sul do Amazonas, Acre, Rondônia, centrosul do Pará, Tocantins, não há previsão de chuvas ao longo da semana.

De acordo com o Inmet, nestas localidades, a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que pode atingir níveis abaixo de 30%, demandando atenção especial quanto ao risco de incêndios. Quanto às temperaturas, os destaques vão para o centro-sul do Pará e o Tocantins, onde os termômetros podem ultrapassar os 34°C, principalmente no domingo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Confira o resultado desta segunda pelo Brasileirão Série D

O Metrópoles transmitiu pelo YouTube, ao vivo e com imagens, a segunda fase do Brasileirão…

Minerais críticos e terras raras podem entrar em negociações com EUA, diz Haddad

Os minerais críticos e as terras raras podem entrar nas negociações tarifárias com os Estados…

Prefeito de Luciara doa terreno à nora de vereador e é investigado pelo TCE

O prefeito de Luciara, Parassu de Souza Freitas (MDB), é alvo de uma denúncia no…