A Prefeitura de Alta Floresta divulgou nesta terça-feira (5) uma nota de esclarecimento sobre o caso de uma atividade com conteúdo impróprio aplicada a alunos da Escola Municipal Jardim das Flores. Segundo o comunicado, foi instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra o professor responsável por aplicar uma questão de matemática com conotação sexual a estudantes da 5ª série, com cerca de 10 anos.
O caso veio a público após denúncia feita pelo vereador Darlan Trindade Carvalho (PRD) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na segunda-feira (4). A informação foi publicada em primeira mão pelo site Nativa News, que também ouviu o relato de um dos pais.
Segundo o responsável, a filha chegou em casa com o caderno contendo a seguinte questão: “Se uma pessoa tem 10 relações sexuais por mês e usa preservativos em 80% das vezes, quantas vezes ela utilizou preservativo?”
A atividade ainda pedia que o aluno analisasse um gráfico vinculado ao tema. Indignado, o pai declarou:
“Estou atônito. Como uma pessoa tem a capacidade de abordar quantidade de relações sexuais e uso de preservativos para uma criança de 10 anos? Pais de alunos do 5º ano da mesma escola podem encontrar o mesmo conteúdo nos cadernos de seus filhos.”
Durante a sessão na Câmara, além de Darlan, o vereador Luciano Silva (PL) também manifestou repúdio à abordagem do conteúdo em sala de aula, cobrando providências da Secretaria de Educação.
Nota da Prefeitura
No comunicado oficial, a Secretaria Municipal de Educação informou que a questão aplicada não integra o material didático oficial da rede e não teve aprovação de nenhum setor técnico-pedagógico. O professor reconheceu o erro e foi afastado para apuração dos fatos.
A equipe gestora da escola acionou a Assessoria Pedagógica, que já realizou reuniões com os docentes para reforçar os critérios de avaliação e conteúdo adequado em sala de aula.
“Trata-se de um caso isolado, sem qualquer vínculo com o material didático regular utilizado pela Rede Municipal de Ensino, e já foram tomadas as medidas necessárias para a apuração da conduta do profissional, por meio da abertura de processo disciplinar”, diz o trecho da nota.
A Prefeitura finaliza o comunicado reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade, “respeitosa e segura, pautada em valores éticos e pedagógicos alinhados à comunidade escolar”.
Confira na integra a nota de esclarecimento: NOTA DE ESCLARECIMENTO – EDUCAÇÃO