Sinop, 06/08/2025 06:51

  • Home
  • Destaques
  • Prefeitura de Alta Floresta abre procedimento contra professor após atividade escolar com conteúdo impróprio

Prefeitura de Alta Floresta abre procedimento contra professor após atividade escolar com conteúdo impróprio

A Prefeitura de Alta Floresta divulgou nesta terça-feira (5) uma nota de esclarecimento sobre o caso de uma atividade com conteúdo impróprio aplicada a alunos da Escola Municipal Jardim das Flores. Segundo o comunicado, foi instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra o professor responsável por aplicar uma questão de matemática com conotação sexual a estudantes da 5ª série, com cerca de 10 anos.

O caso veio a público após denúncia feita pelo vereador Darlan Trindade Carvalho (PRD) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na segunda-feira (4). A informação foi publicada em primeira mão pelo site Nativa News, que também ouviu o relato de um dos pais.

Segundo o responsável, a filha chegou em casa com o caderno contendo a seguinte questão: “Se uma pessoa tem 10 relações sexuais por mês e usa preservativos em 80% das vezes, quantas vezes ela utilizou preservativo?”

A atividade ainda pedia que o aluno analisasse um gráfico vinculado ao tema. Indignado, o pai declarou:

“Estou atônito. Como uma pessoa tem a capacidade de abordar quantidade de relações sexuais e uso de preservativos para uma criança de 10 anos? Pais de alunos do 5º ano da mesma escola podem encontrar o mesmo conteúdo nos cadernos de seus filhos.”

Durante a sessão na Câmara, além de Darlan, o vereador Luciano Silva (PL) também manifestou repúdio à abordagem do conteúdo em sala de aula, cobrando providências da Secretaria de Educação.

Nota da Prefeitura

No comunicado oficial, a Secretaria Municipal de Educação informou que a questão aplicada não integra o material didático oficial da rede e não teve aprovação de nenhum setor técnico-pedagógico. O professor reconheceu o erro e foi afastado para apuração dos fatos.

A equipe gestora da escola acionou a Assessoria Pedagógica, que já realizou reuniões com os docentes para reforçar os critérios de avaliação e conteúdo adequado em sala de aula.

“Trata-se de um caso isolado, sem qualquer vínculo com o material didático regular utilizado pela Rede Municipal de Ensino, e já foram tomadas as medidas necessárias para a apuração da conduta do profissional, por meio da abertura de processo disciplinar”, diz o trecho da nota.

A Prefeitura finaliza o comunicado reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade, “respeitosa e segura, pautada em valores éticos e pedagógicos alinhados à comunidade escolar”.

Confira na integra a nota de esclarecimento: NOTA DE ESCLARECIMENTO – EDUCAÇÃO

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia encontra maconha, haxixe e cocaína em mochila abandonada no DF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apreendeu uma mochila com grande quantidade de drogas…

Saiba por que MC Livinho deixou a Dança dos Famosos

MC Livinho não seguirá no Dança dos Famosos, do Domingão com Huck, da TV Globo.…

11 pessoas são presas por embriaguez durante Festival de Inverno

Onze pessoas foram presas por embriaguez ao volante durante a Operação Lei Seca, realizada na…