No dia 16 de agosto será inaugurada a primeira obra concluída do projeto (Re)Viva Diamantino, uma iniciativa da Prefeitura de Diamantino, da JBS e da Fundação Getulio Vargas (FGV). A Casa dos Sabores valoriza a história e a cultura da cidade, e nasce com a missão de se tornar um centro de referência na culinária mato-grossense, que receberá chefs renomados para dar sua visão sobre a culinária regional. Durante o evento de inauguração, a Casa dos Sabores, localizada na Praça Major Caetano, estará aberta ao público das 14h30 às 20h.
Instalada em um edifício histórico, a Casa dos Sabores é um espaço dedicado à valorização da gastronomia regional, para incentivar o empreendedorismo local, e à preservação da memória cultural de Diamantino. A estrutura foi concebida para sediar atividades de capacitação nos setores de hospitalidade e turismo e estimular a comercialização de produtos locais. A localização junto à praça que será também objeto de revitalização, permitirá a realização de festivais de gastronomia e eventos para toda população e buscará estimular o turismo local.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Jovens cozinheiros, chefs iniciantes e futuros empreendedores de cafés, bistrôs e restaurantes encontrarão na Casa dos Sabores um ambiente que une modernidade à tradição histórica. A edificação restaurada, integrada a um espaço anexo com área de preparo e pátio aberto, foi planejada para atender com flexibilidade às necessidades de um restaurante, além de abrigar cursos, e exposição e comércio de produtos regionais.
Além de promover eventos e festivais gastronômicos, a Casa dos Sabores também convidará chefs renomados para reinterpretar a culinária regional, contribuindo para a difusão e a reinvenção de sabores tradicionais. O espaço também buscará capacitar profissionais, promovendo a geração de emprego e renda, inclusão social e gestão sustentável de pequenos negócios gastronômicos.
Autoridades e representantes das instituições envolvidas marcarão presença no evento e participarão da entrega do Prêmio Diamantino de Sabores Regionais, que reconhece a excelência da produção artesanal em quatro categorias: geleias, compotas, conservas e licores/cachaças. A inauguração contará com uma programação especial aberta ao público, com início às 14h30, com o descerramento da placa inaugural e visitação aos ambientes da Casa dos Sabores até as 20h.
Sobre o (Re)Viva Diamantino:
O projeto tem como objetivo a revitalização do centro histórico da cidade, propõe conjugar a preservação do patrimônio, a responsabilidade social e os princípios de desenvolvimento sustentável, trazendo para o presente a memória viva dos diamantinenses. Os próximos espaços a serem revitalizados serão a Biblioteca, que passará a ser chamada de Casa o Saber, e a Caso do Cerrado, a ser instalada no local onde funcionava o Museu Langsdorff, com obras iniciadas ainda em 2025. Em 2026 serão iniciadas as obras da Casa dos Viajantes e da nova Praça Major Caetano. Todos esses projetos são implementados pela Fundação Getulio Vargas, em parceria com a Prefeitura municipal de Diamantino e com o patrocínio da JBS
Serviço:
Inauguração
Casa dos Sabores
16 de agosto (sábado) – das 14h30 às 20h
Entrada gratuita
Rua Mal. Rondon, 158 – Centro, Diamantino