Sinop, 17/08/2025 16:53

  • Home
  • Geral
  • Governo destaca potencial da produção mato-grossense em feira de negócios com 80 países » Esportes & Notícias

Governo destaca potencial da produção mato-grossense em feira de negócios com 80 países » Esportes & Notícias

Gigante do agronegócio, Mato Grosso está confirmado para a edição 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que será realizada de 04 a 06 de setembro, em Goiânia (GO). O objetivo é fortalecer a presença do Estado no mercado internacional, atrair investidores e divulgar suas potencialidades econômicas. O evento é o maior da área no Brasil, com a presença de mais de 200 expositores, embaixadas de 80 países e mais de 50 câmaras de comércio exterior.

No primeiro semestre de 2025, o estado manteve-se como 4º colocado no ranking de exportações do Brasil, segundo dados do Comex Stat, sistema de estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), organizadora da Ficomex junto com a Faciest, destaca o impacto da participação do Mato Grosso pelo segundo ano consecutivo.

“Somente em relação à soja, Mato Grosso é o maior estado exportador do Brasil e seria o quarto maior produtor no mundo, se fosse um país. Ter um estado tão pujante entre os expositores reforça a potência da feira como plataforma de fortalecimento do comércio exterior do Consórcio Brasil Central e do Brasil como um todo”, celebra Rubens Fileti.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) vai instalar um estande institucional, projetado para transmitir a imagem de um Estado moderno, sustentável e com elevado nível de desenvolvimento. A participação também contará com representantes da assessoria internacional da Casa Civil, da Agência Invest MT, além de empresas público-privadas.

“Queremos mostrar ao mundo que Mato Grosso não é só o maior produtor de grãos e proteína animal do país. Somos também um Estado que investe em logística, inovação, sustentabilidade e estamos abertos a parcerias com investidores nacionais e internacionais”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que vai apresentar o painel sobre as potencialidades de negócios do Estado no Espaço Global da Ficomex.

Durante o evento, a comitiva mato-grossense participará de rodadas de negócios setoriais, reuniões pré-agendadas com investidores, representantes de embaixadas e câmaras de comércio, além de divulgar oportunidades concretas de negócios em setores como agronegócio, energia, logística, indústria, turismo e comércio sustentável.

Esta será a primeira feira de comércio exterior em que a Invest MT vai participar. O presidente da agência, Mirael França Praeiro, destaca que está é uma ação estratégica para posicionar Mato Grosso no cenário do comércio exterior e da atração de investimentos.

“É uma oportunidade para ampliar conexões com investidores nacionais e internacionais, câmaras de comércio e embaixadas, bem como promover o estado demonstrando o ambiente favorável e sustentável de negócios. Esta primeira iniciativa de 2025 também integra o esforço do Governo do Estado junto com o setor produtivo em consolidar parcerias comerciais e estimular a diversificação de mercados para os produtos mato-grossenses”.

Agronegócio dominante

Segundo dados do Comex Stat, no 1º semestre de 2025, as exportações mato-grossenses superaram US$ 14,7 bilhões e o saldo da balança comercial teve um superávit de US$ 13,6 bilhões. O agronegócio é o setor que serviu de guia tanto para os produtos mais exportados no 1º semestre, com soja (57,6%), algodão (11,5%) e carne bovina (10%), quanto para os mais importados pelo estado, com adubos e fertilizantes químicos (56,6%).

Entre os parceiros comerciais de maior destaque do estado, estão China, Turquia, Rússia e Estados Unidos. Este último já está confirmado na Ficomex 2025, ao lado de mais de 80 países representados por embaixadas e câmaras de comércio exterior.

A Feira também vai reunir mais de 10 estados brasileiros, além de municípios, instituições, players importantes do mercado, especialistas e empresas de todos os portes.

A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (Ficomex) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos, e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e exposições.

A Ficomex tem patrocínio do Porto de Suape, Banco do Brasil e Sistema OCB/GO e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Sebrae Goiás.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saiba como foi a estreia oficial de Estêvão pelo Chelsea

Estêvão fez, neste domingo (17/8), a estreia oficial pelo Chelsea. Ele jogou por 37 minutos…

Ana Clara arquiteta plano para arrancar fortuna de Odete em Vale Tudo

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:…

Após polêmica, COP30 vai permitir pratos paraenses como açaí e tucupi

Após repercussão negativa, a organização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025…