Bruna Cardoso | Estadão Mato Grosso
A deputada estadual Janaina Riva afirmou que está realizando um sonho ao assumir a presidência do diretório estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Mato Grosso. A eleição e cerimônia de posse aconteceram na tarde desta quinta-feira, 21 de agosto, em convenção realizada na sede da Associação Mato-grossense de Delegados de Polícia (Amdepol). Segundo ela, nenhum outro partido teria dado tanto respaldo à sua eleição como aconteceu no MDB.
Janaina é a primeira mulher a assumir o comando do MDB em Mato Grosso, sucedendo o ex-deputado federal Carlos Bezerra, fundador da legenda no estado.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Além de muito honrada, até emocionada. Parece a realização de um sonho, construído a passos árduos ao lado do MDB. Eu tenho certeza que essa vitória, hoje como presidente, faz parte dessa abertura, dessa construção que o MDB fez junto comigo, ao meu lado. É um partido que me deu liberdade para poder construir essa presidência”, comemorou.
Questionada sobre o papel do partido nas eleições de 2026, Janaina destacou que o MDB pretende recuperar protagonismo na política estadual. Segundo ela, após anos de atuação em apoio a outras siglas, chegou o momento do partido ser o centro das articulações.
“Existem duas possibilidades concretas: governo e Senado. No entanto, meu esforço pessoal tem sido em torno de uma candidatura ao Senado, embora o cenário para governo também seja promissor”, afirmou.
Em relação ao passado do MDB e citações em investigações, como a Operação Ararath, Janaina rejeitou a ideia de que o partido tenha uma imagem negativa.
“O MDB tem uma trajetória sólida e relevante. É a maior legenda de Mato Grosso, com mais de cinco décadas de atuação. Foi responsável por liderar a oposição ao governo Pedro Taques e abrir caminho para mudanças importantes. Nossa missão agora é mostrar que temos um projeto consistente, seja para governar o Estado, seja para representar Mato Grosso no Congresso Nacional”, concluiu.
VEJA VÍDEO