Sinop, 22/08/2025 19:02

  • Home
  • Geral
  • Energisa retira 17 toneladas de fios irregulares deixados por operadoras de telecomunicação » Esportes & Notícias

Energisa retira 17 toneladas de fios irregulares deixados por operadoras de telecomunicação » Esportes & Notícias

No primeiro semestre deste ano, a Energisa retirou quase 300 quilômetros de fios irregulares dos serviços de telecomunicações como TV a cabo, internet e telefonia em Mato Grosso. A ação tem como objetivo garantir a segurança da população, a qualidade do fornecimento elétrico e a organização da rede aérea compartilhada.

A concessionária destaca que a responsabilidade pela manutenção desses cabos é exclusivamente das próprias operadoras de telecomunicação, conforme estabelecem as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Foram mais de 17 mil pontos inspecionados e regularizados de janeiro a junho, principalmente em Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso e demais cidades. Ao todo, são mais de 17 toneladas de cabos recolhidos. “Nossas equipes estão sempre nas ruas para deixar todos em segurança.

Em um primeiro momento, notificamos as empresas de telecomunicações e, caso eles não resolvam o problema, temos um time especializado para regularizar os locais afetados”, afirmou César Seixas Salomão, engenheiro eletricista da Energisa MT e responsável pelo setor.

Os fios instalados de forma irregular pelas operadoras, ou que já estejam inoperantes, podem se soltar e causar acidentes de trânsito, além de colocar a vida dos pedestres em risco.

“Cabos abandonados ou mal posicionados representam riscos como quedas, tropeços, choques elétricos e dificuldade de acesso. Ao retirar esses cabos, estamos atuando de forma preventiva, reduzindo perigos” afirmou Elisangela Souza, Coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa MT.

Crescimento ano a ano

De 2022 para cá, a Energisa retirou cerca de 2 mil quilômetros de fios desordenados, em aproximadamente 116 mil pontos no estado, totalizando cerca de 115 toneladas.
A medida reforça o comprometimento da Energisa em melhorar a qualidade da distribuição de energia elétrica, garantir a segurança, além de reduzir a poluição visual e conscientizar as operadoras de telecomunicação sobre a importância da manutenção ou troca dos cabos.

Ajude a denunciar
A população mato-grossense também pode ajudar a resolver as irregularidades nos postes. Para isso, basta entrar em contato com os canais de atendimento para uma equipe se deslocar e analisar o local para medidas cabíveis.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

‘Tron: Ares’: Mundo entra em guerra em novo trailer; Confira!

A Disney divulgou recentemente o mais novo trailer de ‘Tron: Ares’, sequência estrelada por Jared…

receba R$ 35 mil de ajuda para comprar um imóvel em MT

O sonho da casa própria está mais perto de se realizar para muitas famílias em…

Casal é preso com drogas e R$ 11,3 mil em dinheiro do tráfico de drogas

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Equipes da Força…