Sinop, 07/09/2025 00:00

Sebrae impulsiona pequenos negócios rumo à sustentabilidade

Com a COP30 se aproximando, o mundo inteiro volta os olhos para a sustentabilidade e para os caminhos possíveis em direção a um futuro mais verde. Esse cenário representa uma oportunidade única para empreendedores que desejam alinhar seus negócios às práticas sustentáveis e às novas demandas globais. A conferência surge como um marco capaz de transformar o ambiente de negócios, ao impulsionar soluções inovadoras e conscientes. Nesse contexto, o Sebrae se coloca como parceiro estratégico, apoiando e fortalecendo pequenos empreendedores que desejam gerar impacto positivo no planeta.

Setores em destaque para a COP30

Em Belém, cidade-sede do evento, a mobilidade urbana é um dos setores mais impulsionados. O Sebrae apoia negócios inovadores, como aplicativos de transporte e soluções de logística, além de oferecer capacitação em áreas como gestão, segurança e marketing digital. Ao mesmo tempo, a hospitalidade se torna peça-chave para receber visitantes do mundo inteiro. Hotéis, restaurantes e empresas de turismo estão sendo preparados por meio de qualificação profissional, consultorias, incentivo à formalização e maior presença digital, garantindo experiências de qualidade aos turistas.

O setor de alimentos e bebidas também ganha protagonismo, já que a gastronomia regional é um cartão de visita do Pará. Para fortalecer essas empresas, o Sebrae/PA promove melhorias na gestão e nos processos produtivos com programas como o ALI Produtividade. Além disso, estimula a inovação em produtos regionais, facilita o acesso a novos mercados por meio de feiras e rodadas de negócios e incentiva práticas sustentáveis, como embalagens ecológicas e redução do desperdício.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Outro campo em ascensão é a economia criativa, que valoriza a cultura local e a identidade paraense. Empreendedores de áreas como artesanato, música, moda e design recebem apoio com cursos, oficinas, acesso a crédito e oportunidades de participação em eventos. Com isso, ampliam sua visibilidade e fortalecem redes de colaboração, criando um ecossistema mais sólido e sustentável.

Assim, ao preparar diferentes setores para a COP30, o Sebrae reafirma seu compromisso em impulsionar pequenos negócios.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Nubank fora do ar? Clientes reclamam de problemas com Pix nesta sexta (5) • Tecnoblog

Nubank fica fora do ar (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog) O melhor da tecnologia está no nosso…

“Sem organização, a mineração não atrai investimentos”, diz representante da Câmara Brasil-Canadá sobre MT

Secom-MT A mineração em Mato Grosso foi um dos temas centrais das prospecções de negócios…

Série D: confira melhores momentos de ASA-AL e Maranhão-MA

Em jogo transmitido ao vivo e com imagens pelo Metrópoles, o ASA-AL perdeu por 3…