O prefeito Abilio Brunini (PL) disse que não vai comparecer na Parada LGBTQIA+, no bairro Pedra 90, em 2026, que deve ser organizado pela vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade). Baixinha anunciou, na última quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Cuiabá, que pretende apresentar um projeto para realização da Parada Gay na sua região.
Quanto a sua participação no evento, o prefeito disse que não irá. “Não coaduna com os meus valores”.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Com relação a apoio financeiro de recursos públicos ao evento, Abilio disse que apenas o dinheiro de emenda parlamentar deve ser usado, pois a vereadora tem autonomia sobre a sua aplicação. “A emenda parlamentar é um instrumento impositivo que a Câmara pode fazer, não cabe ao Poder Executivo a determinação se vai ou não acatar a emenda parlamentar”, comentou.
Com relação aos instrumentos da Prefeitura de Cuiabá, ele lembra que, os agentes da Secretaria de Mobildiade Urbana (Semob), devem orientar no trânsito. “Se for um evento público, seja a Marcha para Jesus, Parada Gay ou qualquer outro evento público que tenha concentração de pessoas, que tenha risco à mobilidade, risco à segurança das pessoas, nesses casos… a Prefeitura tem que auxiliar. Não cabe a mim, fazer uma avaliação do tipo de evento”, comentou.
A proposta, segundo a veadora Baixinha, atende a um compromisso assumido durante sua campanha eleitoral com moradores da comunidade LGBTQIA+ da região.
Para viabilizar a proposta, a vereadora afirmou que está dialogando com a ativista trans Natasha Lopes, que ficará responsável pela organização do evento.
VEJA VÍDEO: