Sentir aquele fogo no peito logo após uma refeição é um dos principais sinais da azia. Além da queimação, os sintomas mais comuns incluem gosto amargo na boca e arrotos frequentes. Para aqueles que sofrem com a condição e buscam alternativas naturais para aliviar o desconforto, o nutricionista Matheus Maestralle revela que alguns alimentos podem ser essenciais para ajudar no tratamento.
De acordo com o especialista, as causas da azia são diversas, podendo estar relacionadas aos excessos alimentares, consumo de alimentos gordurosos ou fritos, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, estresse ou o hábito de deitar logo depois de comer.

“Se por um lado, as dietas ricas em ultraprocessados podem agravar o quadro, a escolha de ingredientes leves, alcalinos e ricos em fibras podem ajudar a neutralizar o ácido ou proteger a mucosa gástrica”, comenta Matheus Maestralle.
Entre as opções listadas pelo expert estão a aveia, banana – apenas se estiver madura, maçã sem casca, batata cozida, verduras cozidas, folhas verdes como espinafre e alface e arroz integral. “O gengibre pode ser um aliado, mas é preciso moderação no consumo”, alerta.


A banana tem potássio, fibras, vitamina C, vitamina B6 e magnésio. Esses nutrientes oferecem benefícios para a saúde
Getty Images
Estudo recomenda remover as cascas das frutas
Getty Images
Folhas verdes trazem benefícios à saúde
Getty Images
O nutricionista indica trocar o arroz branco pelo integral, por ser mais rico em fibras
Getty Images
Matheus também chama atenção para a adesão de alimentação mais “limpa” na rotina. “Priorize fontes de proteínas magras como frango, tilápia, patinho moído, filé mignon suíno. As gorduras boas também podem ajudar, como a castanha de caju, do pará, abacate, açaí”, complementa.
Bebidas também podem aliviar os sintomas da azia
Embora o consumo exagerado de líquidos durante as refeições possa aumentar a sensação de queimação, Matheus Maestralle revela que algumas bebidas podem ser consideradas verdadeiros bálsamos.
“Água morna e água de coco podem ajudar. Chás de camomila, erva-doce ou gengibre. Leite vegetal também é uma boa opção, como o de aveia, amêndoa ou castanha de caju. Para as pessoas que sofrem com essa sensação frequente, o ideal é evitar café, álcool, refrigerante, sucos ácidos e leite de vaca integral”, explica.

O chá de camomila oferece benefícios que melhoram o sono
Pexels
Água de coco
Alto Astral/Reprodução
Auxilia na saciedade, construção muscular e manutenção do metabolismo basal
Roxiller/istock
Em casos em que o sintomas de azia são persistentes, o indicado é buscar auxílio de um profissional da saúde.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.