Sinop, 07/11/2025 08:49

aeroporto Marechal Rondon testa voos internacionais

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, deu início às suas primeiras operações experimentais internacionais após receber a homologação oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dezembro de 2024.

Aeroporto Internacional Marechal Rondon deu início a voos internacionais. (Foto: Centro-Oeste Airports)

As duas operações realizadas no terminal, administrado pela concessionária Centro-Oeste Airports (COA), representam um passo importante na consolidação do aeroporto como ponto estratégico para conexões globais no Centro-Oeste.

A primeira operação experimental ocorreu na última sexta-feira (17), quando uma aeronave em rota para o Aeroporto de Santa Cruz de La Sierra (Viru Viru), na Bolívia, realizou o controle migratório em Cuiabá antes de seguir viagem.

Já no domingo (19), o terminal recebeu um voo vindo do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, no Peru. Após o processo de nacionalização, a aeronave seguiu para o Aeroporto de Goiânia.

Essas operações fazem parte da aviação geral (executiva), que engloba voos particulares e charter, e representam um teste inicial para a capacidade do terminal em atender demandas internacionais.

Com a homologação da Anac, o Aeroporto Marechal Rondon está oficialmente habilitado para receber voos regulares e não regulares de passageiros, além de operações charter, transporte de cargas e táxi aéreo.

LEIA MAIS: Oficialmente internacional! Anac autoriza voos para outros países saindo de Cuiabá

A concessionária COA investiu cerca de R$ 280 milhões na modernização do terminal, com melhorias que incluem ampliação das áreas de embarque e desembarque, modernização das esteiras de bagagem e instalação de sistemas avançados de climatização.

Segundo a concessionária, essas operações experimentais demonstram a capacidade operacional do aeroporto e reforçam o potencial estratégico do terminal.

O Marechal Rondon também está em conformidade com as exigências de órgãos de fronteira, como Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura, garantindo a segurança e a eficiência necessárias para voos internacionais.

Expectativas para voos regulares ✈️

Embora as operações experimentais tenham sido realizadas com sucesso, ainda não há voos regulares internacionais operando no aeroporto.

A COA informou que está em diálogo com companhias aéreas para fomentar a criação de rotas internacionais, mas ressaltou que a decisão sobre programações e frequências cabe às empresas.

A internacionalização do Marechal Rondon é vista como um marco significativo para a economia e o turismo de Mato Grosso. Além de conectar o estado ao mercado global, o terminal posiciona-se como um hub estratégico no Centro-Oeste, fomentando o comércio exterior e impulsionando o desenvolvimento regional.

  1. Cobra na pista interrompe decolagem de avião no Aeroporto Marechal Rondon

  2. Aeroporto de Cuiabá terá voos diretos para o RJ a partir de abril

  3. Marco para MT: Aeroporto Marechal Rondon está pronto para internacionalização

  4. Avião sai da pista durante pouso no Aeroporto Marechal Rondon

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mais de 70% dos pais brasileiros já conversaram com filhos sobre cibersegurança

Mais de 70% dos pais brasileiros já conversaram com filhos sobre cibersegurança – Canaltech Canaltech…

Bandido de 24 anos morre ao trocar tiros com a PM dentro de casa em MT

Reprodução Um bandido de 24 anos, identificado como Caíque Martins de Souza morreu na noite…

Antony supera feito de Denílson no Real Betis com 160 jogos a menos

Ao marcar na vitória do Real Betis por 2 x 0 contra o Lyon, nessa…