Montagem Estadão Mato Grosso
Flávia Moretti durante a força-tarefa que atuou em UTIs e centro cirúrgico.
Montagem Estadão Mato Grosso
Flávia Moretti durante a força-tarefa que atuou em UTIs e centro cirúrgico.
A prefeita Flávia Moretti (PL) se emocionou ao relatar a grave situação enfrentada pelos pacientes do Pronto-Socorro de Várzea Grande durante uma pane elétrica, que atingiu as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), onde, 22 pacientes, sendo 19 adultos e 3 crianças, estavam internados, além do centro cirúrgico do hospital, na madrugada desta quinta-feira, 4 de setembro.
“Poderia ter acontecido um incêndio sim e a evasão seria a evasão seria uma catástrofe do nosso município. Então assim, eu oro a Deus, agradeço a Deus por só ter necessidade de remover os pacientes”, disse.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Com a ajuda do Prefeito Abilio Brunini (PL), equipes do Hospitais Metropolitano, Santa Casa, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Júlio Müller e Hospital Santa Helena, a situação foi controlada.
“Quando cheguei e vi tantas ambulâncias na frente, pensei: ‘Meu pai’. Mas Deus foi muito bom conosco. Salvamos vidas hoje, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos na gestão”, acrescentou.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informou que para evitar risco aos pacientes, todos foram transferidos.
“Apesar da situação delicada, nenhum paciente ficou desassistido. A Secretaria Municipal de Saúde acompanha de perto o caso e reforça que está tomando todas as providências necessárias para garantir o restabelecimento total da normalidade no Pronto-Socorro”, diz trecho do comunicado.
Leia a nota na íntegra:
Na madrugada desta quinta-feira (04), a partir da meia-noite, uma oscilação de energia atingiu Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande, afetando, principalmente, as UTIs onde estavam internados 23 pacientes sendo 19 adultos e 3 crianças. O centro cirúrgico também teve oscilação de energia.
Imediatamente, foi montada uma força-tarefa envolvendo toda a equipe do hospital, com apoio da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, da prefeita Flávia Moretti e do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini e toda sua equipe de saúde que estiveram presentes na unidade para garantir a remoção dos pacientes.
Todos os pacientes foram transferidos com segurança para outras unidades hospitalares da capital. Na UTI Adulto, dos 19 pacientes, seis foram encaminhados para o Hospital Metropolitano, um para a Santa Casa, um para o Júlio Müller, sete para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e um para o Pronto-Socorro de Cuiabá.
Na UTI Neonatal, um recém-nascido de 15 dias foi transferido para o Hospital Santa Helena. Já na UTI Pediátrica, dois pacientes foram direcionados ao HMC.
Apesar da situação delicada, nenhum paciente ficou desassistido. A operação contou com o empenho de médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio, garantindo a integridade e a segurança de todos.
A Secretaria Municipal de Saúde acompanha de perto o caso e reforça que está tomando todas as providências necessárias para garantir o restabelecimento total da normalidade no Pronto-Socorro.
Veja vídeo: