Sinop, 04/08/2025 03:43

Agropecuária e serviços impulsionaram economia em janeiro

A economia brasileira cresceu 0,3% em janeiro, frente a dezembro do ano passado. No confronto com igual mês de 2024, a alta alcançou 2,5%.

A taxa acumulada nos últimos 12 meses até janeiro ficou em 3,2%.

De acordo com o Monitor PIB, da Fundação Getúlio Vargas, divulgado nesta terça-feira (18), a alta no primeiro mês do ano foi puxada pelo crescimento da agropecuária e do setor de serviços. Já a indústria apresentou retração. 

O Monitor PIB-FGV também traz as informações do trimestre móvel encerrado em janeiro. O consumo das famílias cresceu 2,6% no período. No entanto, o índice mostra desaceleração, já iniciada no final do ano passado, e que é explicada pelos menores crescimentos nos bens de consumo duráveis, não duráveis e de serviços.

A exportação retraiu 2,5% no mesmo período, influenciada pelo desempenho negativo dos produtos agropecuários e da extrativa mineral. 

Já a importação cresceu 12% no trimestre móvel encerrado em janeiro, após atingir alta de 19% no trimestre finalizado em novembro.

A da Fundação Getúlio Vargas também divulgou o Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante o ano, em termos monetários. O valor estimado em janeiro deste ano chegou a R$ 1,52 trilhão.

 


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

Reprodução O Brasil não deve abrir mão de procurar viabilizar uma alternativa ao dólar como moeda…

100 KM Metrópoles de Ciclismo: confira todas as categorias da prova

Brasília se prepara para receber mais um grande evento esportivo. Após a estreia de sucesso,…

O Brasil precisa do Congresso agora

O recesso parlamentar chegou ao fim, e o Congresso Nacional volta à cena pressionado por…