Sinop, 23/01/2026 18:53

ALMT aprova RGA de 5,4% para servidores

Sob pressão de servidores, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (21), o reajuste de 5,40% da Revisão Geral Anual (RGA) para o funcionalismo público estadual.

ALMT aprova reajuste da RGA. – Foto: ALMT

O percentual é superior à proposta inicial de 4,26% e foi definido após articulação entre o governador Mauro Mendes (União) e parlamentares da base aliada, resultando em um acréscimo de 1,14 ponto percentual. A medida deve gerar impacto de aproximadamente R$ 1,3 bilhão nas contas públicas em 2026, com custo mensal superior a R$ 80 milhões na folha de pagamento.

O reajuste alcança servidores dos três Poderes e demais órgãos, incluindo Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

Plantão no recesso para votação da RGA

Antes mesmo de o projeto de lei do governo chegar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, os deputados estaduais decidiram manter plantão durante o recesso parlamentar, à espera do envio da proposta para votação da Revisão Geral Anual (RGA). A ideia era garantir que, assim que a mensagem fosse encaminhada pelo Executivo, a Casa pudesse convocar sessão extraordinária com prazo mínimo de 24 horas e votar o reajuste dos servidores sem perder o prazo da folha de janeiro.

O presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), destacou que os parlamentares estavam disponíveis e de prontidão, mesmo fora do período normal de sessões, para deliberar sobre a RGA assim que o governo enviasse o projeto. A expectativa era de que isso permitisse a inclusão dos reajustes já no pagamento salarial do mês de janeiro, caso o documento chegasse a tempo.

Apesar do regime de plantão e da mobilização interna, o projeto não foi encaminhado pelo Executivo no primeiro prazo previsto, levando à suspensão da sessão na semana passada.

  1. CNJ cobra TJMT por suposto desvio de função de estagiários

  2. Avó pede guarda dos netos após feminicídio em Nova Maringá

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Almada descarta transferência e frustra clube brasileiro; entenda

Durante entrevista para a AFA Estudio, no YouTube, o jogador declarou que seguirá no Atlético…

conheça o filme que narra sequestro macabro de jovem

A Netflix lançou o documentário Sequestro: Elizabeth Smart. A produção, que está entre as mais…

Mato Grosso registra 3.860 incidentes com animais peçonhentos

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu alerta à população sobre…