Representantes dos 142 municípios de Mato Grosso participam, até sexta-feira (3), do Encontro Mato-grossense de Acolhimento Familiar, realizado em Cuiabá pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT). O evento acontece na sede da Associação dos Delegados de Polícia (Andepol) e reúne gestores, coordenadores, equipes técnicas municipais e representantes de órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.
Durante a abertura, a secretária adjunta de Assistência Social, Miranir Alcântara, destacou que Mato Grosso precisa avançar na implantação do Serviço de Acolhimento Familiar, já presente em municípios como Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Santo Antônio de Leverger, Sinop e Tangará da Serra.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Alta Floresta, Vilma Boaro Gamba, participou do encontro e ressaltou a importância do serviço no município. Segundo ela, a modalidade foi iniciada em 2017, retomada em 2021, e desde então já atendeu 28 crianças e adolescentes.

“É um trabalho gratificante para o município. As famílias recebem orientação para acolher, cuidar e fortalecer vínculos com as crianças. Estamos muito contentes em sermos referência em acolhimento familiar no Estado e honrados em apresentar a experiência de Alta Floresta neste encontro”, destacou Vilma.
Autoridades como a juíza coordenadora adjunta da Infância e Juventude do TJMT, Ana Paula Gomes de Freitas, o promotor de Justiça Nilton César Padovan e o defensor público Robson Cleiton Guimarães também reforçaram a relevância da modalidade para garantir o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
A programação segue até sexta-feira (3), com palestras de especialistas e debates sobre os desafios e avanços necessários para ampliar o acolhimento familiar em Mato Grosso.