Com foco em boas práticas agrícolas e no aumento da produtividade da soja, produtores rurais, técnicos e estudantes participaram de uma palestra promovida pelo Sebrae Mato Grosso, em parceria com o Sindicato Rural de Alta Floresta e a Embrapa Agrossilvipastoril, nesta quinta-feira (24), durante a Tecnoalta – maior feira de tecnologia e inovação agropecuária da região norte do estado.
A palestra teve como tema “Fertilidade do solo e nutrição de plantas: estratégias para aumentar a produtividade da soja”, e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Ademar Serra, mestre e doutor em Produção Vegetal, com ênfase em solos. O especialista abordou os pilares para uma produção eficiente, com destaque para o manejo adequado do solo, nutrição equilibrada das plantas e uso de tecnologias modernas como o diagnóstico foliar.
Durante a apresentação, Serra ressaltou o potencial produtivo dos solos argilosos da região, que, quando bem manejados, oferecem ótimos resultados. Ele também destacou a importância da integração lavoura-pecuária e do uso racional de insumos como práticas essenciais para uma agricultura mais sustentável.
Segundo Adriano Cabreira, analista técnico do Sebrae/MT, o objetivo da ação foi ampliar o acesso ao conhecimento técnico de qualidade. “Queremos mostrar que é possível produzir mais, com sustentabilidade e rentabilidade, democratizando o acesso às tecnologias e práticas que realmente fazem a diferença no campo”, afirmou.
A iniciativa integra o conjunto de ações do Sebrae voltadas ao fortalecimento do agronegócio em Mato Grosso, com foco em inovação, capacitação e orientação para pequenos e médios produtores.