Teve início na quarta-feira (23/07), em Alta Floresta, a Tecnoalta 2025, a maior feira de tecnologia, inovação e negócios voltada para o campo na região norte de Mato Grosso. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Alta Floresta, conta com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o apoio de diversas instituições do setor.
Na abertura oficial, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a “Casa da Família Rural”, Vilmondes Tomain, reforçou a importância da feira para o fortalecimento do agronegócio regional. “A Tecnoalta é uma vitrine de tecnologia e conhecimento. Parabenizo o Sindicato Rural de Alta Floresta, em nome do presidente Walmir Coco, pela organização e pela rica programação, que contempla temas fundamentais e que impactam diretamente o setor produtivo, como a Reforma Tributária, o Crédito Rural e as tendências de mercado. Eventos como esse aproximam o homem do campo, conectam e fortalecem o nosso setor”, afirmou Tomain.
O Sistema Famato está presente durante os três dias de evento com o estande da “Casa da Família Rural”, um espaço preparado para acolher produtores rurais, autoridades e visitantes. No local, representantes da federação e do Senar-MT trocam experiências com os produtores e reforçam o compromisso com o sindicato, considerado pilar da representação rural no município.
Também participaram da cerimônia de abertura os diretores da Famato Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, os presidentes dos sindicatos rurais Nelson Obuti (Carlinda) e Vanderlei Garcia (Apiacás), o prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, além de produtores e lideranças do setor.
O presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walmir Coco, agradeceu o apoio do Sistema Famato, dos patrocinadores e da prefeitura municipal. “A Tecnoalta é nossa forma de retribuir ao produtor rural, oferecendo acesso às melhores tecnologias e informações. Levar conhecimento é desafiador, mas extremamente gratificante. A prosperidade do setor é fruto de muito trabalho em equipe”, disse.
Marcelo Lupatini destacou o papel transformador da educação no campo e a importância da parceria com os sindicatos. “Estamos contentes em fazer parte da Tecnoalta. Realizar um evento desse porte é desafiador, mas, quando temos um sindicato comprometido e uma parceria sólida com o Senar, tudo se torna possível. Convido todos a visitarem o nosso estande e conhecerem as ações que desenvolvemos para levar conhecimento ao produtor”, declarou.
A programação segue até sexta-feira (25/07), com palestras sobre a Reforma Tributária no agro, estratégias de mercado e a rentabilidade do confinamento. O Senar-MT, em parceria com o sindicato, também oferece vitrines de bovinos, suínos e frangos, reforçando o compromisso com a difusão de conhecimento técnico e prático no campo.