A empresa de semicondutores AMD e a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, anunciaram uma parceria nesta segunda-feira (6). O acordo envolve a aquisição de múltiplos componentes ao longo de cinco anos e pode resultar até em uma compra de ações entre as companhias.
O objetivo da aliança é fortalecer a infraestrutura da OpenAI em termos de servidores, já que a demanda pelos serviços da marca segue em alta e ela precisa de cada vez mais capacidade computacional para o desenvolvimento de projetos em inteligência artificial (IA).
A empresa vai adquirir processadores gráficos com consumo total de 6 gigawatts e envolvendo diferentes gerações de unidades gráficas de processamento (GPUs). Na prática, o acordo terá início com a entrega de lotes de chips do modelo Instinct MI450 da AMD no segundo semestre de 2026, com 1 gigawatt ao todo.
O que o acordo significa para a OpenAI
Até o momento, não há informações sobre o dinheiro envolvido no acordo e nem como a própria OpenAI vai financiar a aquisição dos componentes — a companhia ainda não gera lucros e nem tem a perspectiva de fazer isso até o fim da década, mas recebe investimentos constantes para seguir em operação.
Por outro lado, algumas informações e estimativas já foram confirmadas, como futuras consequências positivas do acordo para ambos os lados:
- De acordo com a OpenAI, as novas placas gráficas otimizadas para data centers de IA farão com que a parceira tenha “dezenas de bilhões de dólares” a mais em receita ao escalar funções e capacidade de processamento, além de “acelerar construção de uma infraestrutura” em IA”;
- A empresa de IA ainda ganhou a garantia de compra de uma fatia de até 10% da AMD em ações em um preço simbólico por unidade e no caso do cumprimento de determinadas metas internas;
- Como resultado do anúncio, as ações da AMD subiram cerca de 35% no período antes da abertura do mercado de ações, indicando uma recepção positiva do acordo;
A negociação entre AMD e OpenAI pode diminuir de forma significativa a atual dependência que a dona empresa de chatbots tem em relação aos componentes da Nvidia. A empresa de chips gráficos é atualmente a principal fornecedora de GPUs para gigantes da indústria e, com essa alta no mercado, tornou-se a companhia mais valiosa do mundo.
Ainda assim, OpenAI e Nvidia também firmaram um acordo recente. Esse contrato é voltado para a construção de novos servidores equipados com chips da Nvidia e dedicados a rodar processos e serviços da empresa de IA.
Esses dois acordos só foram possíveis após uma renegociação entre OpenAI e Microsoft, que antes tinha direitos exclusivos sobre acordos de computação em nuvem com a dona do ChatGPT.
O cofundador da Amazon, Jeff Bezos, disse recentemente que a IA atualmente tem características de uma bolha na indústria, mas trará benefícios reais para a sociedade. Quer saber mais sobre isso? Confira a previsão do executivo nesta matéria.