A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu um processo administrativo sancionador por causa dos atrasos na entrega do “People Mover” aeromóvel, como é chamado o sistema de trem que ligará a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Conforme a agência, o início das operações tinha data limite estabelecida para 18 de fevereiro de 2024. Depois, o prazo passou para o segundo semestre do ano passado. Segundo a Anac, a última previsão de entrega formalizada pela GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, foi no dia 31 de agosto passado, o que não ocorreu.
O novo descumprimento de prazo acabou comprovado presencialmente por uma equipe da Anac na segunda-feira (1º), durante visita técnica de acompanhamento das obras.
O processo administrativo foi aberto para apurar o descumprimento contratual pela GRU Airport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, que pode levar a aplicação de multa.
“O valor pode variar, inclusive, de acordo com a duração total do atraso. A apuração observa o direito ao contraditório, à ampla defesa e ao devido processo legal”, diz a agência, em nota.
Questionada sobre porque o People Mover ainda não está em funcionamento, a GRU Airport pediu para que a reportagem procurasse a Aerom, responsável pelas obras e pela gestão do sistema, quando for inaugurado — a empresa também não informou os motivos, nem nova data.
A Anac diz ter identificado pendências no processo de certificação do sistema — uma delas seria a implantação de reforço nas portas de plataforma, para se evitar acidentes como os ocorridos em estações do metrô de São Paulo neste ano.
Atualmente, o People Mover opera apenas em modo de testes internos, com controle manual dos veículos e ausência de automação nos sistemas de frenagem, aceleração e sonorização, explica a agência. “Essas constatações não representam falhas.”
“Os requisitos sendo atualmente certificados, entre eles o reforço de segurança nas portas da plataforma, seguem padrões internacionais para sistemas com alto grau de automação e segurança”, diz outro trecho da nota.
O People Mover em via elevada precisou ser construído porque a estação da CPTM não chega ao aeroporto. O transporte aos três terminais de Cumbica, atualmente, é feito em ônibus.
Os três trens do sistema começaram a circular em testes no início do ano — primeiro aos fins de semana, como acompanhou a “Folha” —, inclusive com peso, e em busca de certificações. Passaram a rodar primeiro aos domingos e depois progressivamente ao longo dos dias.
A certificação exigida em contrato é a mesma de metrôs no exterior ou para instalação de usinas nucleares, disseram, recentemente, Hulbéia Ribas, gerente de segurança, e Marcus Coester, CEO da Aerom, empresa com sede no Rio Grande do Sul.
Ao todo, a via suspensa com trilhos tem 2,7 km de extensão com quatro estações, uma ligada à do trem metropolitano e outras em cada um dos três terminais do aeroporto internacional. Quando o sistema estiver inaugurado, esse trajeto final será feito em aproximadamente seis minutos.
200 passageiros por viagem
O veículo, que circula por meio de propulsão pneumática, é composto por dois carros articulados que pesam 16 toneladas e deverá levar até 200 passageiros por viagem. Eles rodam em dois trilhos, como se fossem trens convencionais.
O custo total foi estimado, no ano de 2023, em pouco mais de R$ 300 milhões. O pagamento é custeado com recursos da outorga da GRU Airport. O contrato de operação da Aerom é de dez anos, depois o sistema passa para a União.
Atualmente há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo. A outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.
Nos dois casos, a tarifa custa R$ 5,20. O acesso ao aeromóvel será gratuito e ele poderá ser usado, inclusive, para o deslocamento de pessoas entre os terminais.
O embarque no Expresso Aeroporto (ida e volta) é de hora em hora. Porém, no domingo (7), a CPTM inicia operação assistida para diminuição do intervalo entre os trens. Das 5h à meia-noite, aos domingos, os passageiros terão embarques a cada meia hora.
“A análise é imprescindível para a avaliação operacional, permitindo que a redução do intervalo seja considerada também nos feriados”, diz a CPTM.