Sinop, 28/03/2025 13:11

  • Home
  • Tecnologia
  • “Animal mais feio do mundo“ ganha prêmio de “peixe do ano“ na Nova Zelândia

“Animal mais feio do mundo“ ganha prêmio de “peixe do ano“ na Nova Zelândia

Foi uma mudança dramática de sorte para o peixe-bolha. Em 2013, a criatura marinha gelatinosa foi declarada o animal mais feio do mundo.

Mas agora ele foi eleito o “peixe do ano” da Nova Zelândia em uma competição que visa conscientizar sobre a vida marinha do país e seu frágil ecossistema.

Organizado pelo Mountains to Sea Conservation Trust, o evento anual busca familiarizar os neozelandeses com a grande variedade de peixes que vivem nos ambientes de água doce e marinha do país.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA), o peixe-bolha — que cresce até cerca de 30 centímetros de comprimento — “parece um girino grande e inchado, apenas uma massa de carne pálida e gelatinosa, com pele inchada e solta, um nariz grande e olhos brilhantes e penetrantes”.

Eles são encontrados principalmente na costa sudeste da Austrália e da Tasmânia e geralmente residem em profundidades de 600 a 1.200 metros.

Os votos foram enviados no site da organização sem fins lucrativos por pouco mais de duas semanas neste mês, com as urnas encerradas em 16 de março.

Um total de 5.583 votos foram lançados no total. O peixe-bolha, que é considerado vulnerável, emergiu vitorioso, derrotando seu rival mais próximo – o peixe-relógio – por quase 300 votos.

De acordo com o anúncio da notícia feito pelo fundo, o peixe-relógio parecia pronto para a vitória até que seu rival mais feio ganhou o apoio da rede de rádio neozelandesa More FM.

Sarah Gandy e Paul Flynn, apresentadores do programa Drive da emissora, disseram: “Nós e o povo da Nova Zelândia já estávamos fartos de outros peixes ganhando todas as manchetes. O peixe-bolha estava sentado pacientemente no fundo do oceano, com a boca aberta, esperando o próximo molusco aparecer para comer. Ele foi intimidado a vida toda e nós pensamos, ‘dane-se, é hora do peixe-bolha ter seu momento ao sol’, e que momento glorioso é esse!”

Kim Jones, codiretor do fundo, disse que foi “uma batalha entre duas criaturas excêntricas das profundezas do mar, com a beleza nada convencional do peixe-bolha ajudando a atrair eleitores”.

Falando antes do evento, Jones explicou a ideia por trás da iniciativa: “Muitos dos nossos peixes de água doce e marinhos não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Com as mudanças climáticas e os padrões de uso da terra colocando pressão significativa em nossos cursos de água, muitos dos nossos peixes correm o risco de desaparecer para sempre.”

Milagre da multiplicação dos peixes pode ter explicação científica

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Plano de combate a incêndios florestais prevê ampliação de efetivo, estrutura e novas ações – agro.mt

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforçou o Plano de Operações da…

Estrela da Argentina diz que se aposentará da seleção se vencer a Copa

Caso vença a Copa do Mundo de 2026, a Argentina pode perder uma de suas…

A instabilidade do clima nas lavouras de soja em MT

A safra de soja no estado de Mato Grosso tem sido marcada por desafios climáticos…