A deputada estadual Janaina Riva (MDB) decidiu não responder às críticas feitas pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), durante o ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizado no último 7 de setembro, na Praça do Choppão, em Cuiabá. O gestor acusou a parlamentar de “omissão” e a comparou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), a quem chamou de “adversário declarado”.
Janaina, no entanto, afirmou que não pretende antecipar o debate eleitoral de 2026 e ressaltou que a população não quer assistir a embates políticos precoces.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Eu acho muito precoce a gente ficar fazendo debate eleitoral. Eu já tinha antecipado que não vou entrar em nenhum debate eleitoral que não seja no prazo adequado conforme a legislação determina. A gente tem muita coisa para fazer por Mato Grosso até lá. Estou no meu mandato de deputada estadual e sinto que a minha responsabilidade com a população é muito maior do que ficar batendo boca em redes sociais ou através da imprensa”, declarou.
A parlamentar reforçou que seguirá focada em entregar resultados ao Estado. “Eu preciso entregar mais para o meu estado e entendo que por causa desse momento político de tamanha discussão que antecede o período eleitoral isso vai acontecer, mas eu não vou entrar nesse jogo e não vou responder a nenhuma manifestação política que parta de qualquer lado”, completou.
Janaina também destacou os desafios de ser mulher na política e disse que procura não dar espaço a disputas que considera irrelevantes. “Desde o primeiro dia que pisei aqui na Assembleia é um desafio para mim ser uma mulher bem posicionada e sei que isso vai ocorrer rotineiramente. O meu trabalho é maior do que tudo isso e quanto menos eu alimentar esse tipo de polêmica, mais eu posso me dedicar ao que é realmente importante.”
A deputada observou ainda que a sociedade demonstra cansaço diante de conflitos políticos. “Políticos querem a todo momento estar na mídia, aparecer e comentar, mas isso não está sendo bem interpretado pelas pessoas. Ao menos quando leio os comentários, vejo que a população está cansada dessa série de acusações e difamações. O político tem que trabalhar muito mais em cima de propostas do que em disputas pessoais”, concluiu.
Enquanto Abilio já sinalizou apoio ao governador Mauro Mendes (União Brasil) e ao deputado federal José Medeiros (PL) como seus nomes preferenciais para o Senado em 2026, Janaina reiterou que, por ora, sua prioridade é seguir no mandato e manter foco em pautas como a defesa das mulheres.