Fernanda Leite | Estadão Mato Grosso
O ex-presidente Jair Bolsonaro já definiu quem serão seus nomes ao Senado por Mato Grosso em 2026: o governador Mauro Mendes (União Brasil) e o senador José Medeiros (PL). A confirmação foi feita pelo prefeito Abilio Brunini (PL) nesta terça-feira, 16 de setembro, em recado direto às movimentações do presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, que havia colocado Janaina Riva (MDB) no tabuleiro como uma “questão” a ser definida.
Segundo Abilio, a decisão de Bolsonaro não deixa dúvidas. “O pré-candidato ao Senado do Bolsonaro é o Mauro e o Medeiros, eu acho que isso daí está resolvido”, disse.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A declaração ocorre no momento em que a disputa pelo Governo do Estado também mobiliza lideranças partidárias para a costura de alianças. O governador Mauro Mendes já indicou não abrir mão da candidatura de Otaviano Pivetta (Republicanos), enquanto o PL aposta no nome do senador Wellington Fagundes.
Para Abilio, no entanto, esse é um processo que tende a se ajustar com o tempo. Ele até relembrou a articulação das eleições em 2022, quando também havia dúvidas sobre a formação da chapa, mas depois tudo ficou alinhado.
“[…] Tinha o projeto do Wellington para Senado e tinha o projeto do Neri Geller, para Senado. E depois, com o tempo, as coisas foram se alinhando e o Mauro ficou junto com o Wellington e foi com o projeto PL, junto com o Mauro na reeleição. Então, acho que tudo tem seu tempo”, afirmou.
O prefeito também ressaltou a importância estratégica do Senado no debate das pautas defendidas por Bolsonaro. Segundo ele, é preciso que a direita bolsonarista consiga mais cadeiras no Senado para “fazer valer a Constituição” nos “pesos e contrapesos”.
“Nós precisamos equilibrar esse jogo. O Senado é um espaço muito importante para nós […] Quando o presidente escolhe dois pré-candidatos que têm um alinhamento melhor com as nossas bandeiras ideológicas, eu acho que ele está escolhendo em defesa do nosso povo”, declarou.
Sobre a corrida ao Governo do Estado, Abilio disse que tanto Wellington quanto Pivetta são nomes viáveis para a disputa e que a decisão final caberá às lideranças nacionais.
“Eu acho que o Pivetta é um bom nome, eu acho que o Wellington é um bom nome. Os dois têm projetos que são compatíveis com aquilo que a gente entende que é o melhor para nós”, concluiu.
VEJA VÍDEO