Sinop, 07/07/2025 19:32

  • Home
  • Destaques
  • Após ameaça de Trump, Lula diz que Brics não nasceu “para afrontar”

Após ameaça de Trump, Lula diz que Brics não nasceu “para afrontar”

Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira (7/7), que o Brics não nasceu para enfrentar outras nações, mas para fazer política entre os países emergentes. A declaração do petista aconteceu depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou sobretaxar em 10% os produtos vendidos pelos países do Brics.

“O Brics, que não nasceu para afrontar ninguém. O Brics é apenas um outro modelo, um outro modo de fazer política. Uma política mais solidária, que o banco esteja mais preocupado em ajudar os países em desenvolvimento a se desenvolver”, afirmou o petista.

Por meio da rede Truth Social, o presidente norte-americano afirmou que poderá impor uma tarifa extra de 10% aos países que se posicionarem a favor de “políticas antiamericanas do Brics”. A declaração do republicano ocorreu depois da cúpula do Brics, no final de semana.

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

O Brics é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Ele tem como objetivo realizar uma articulação político-diplomática entre os membros. Diferente da União Europeia e Mercosul, o Brics não é um bloco econômico.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cria, recria e engorda: entenda como melhorar a rentabilidade

Na pecuária de corte, compreender e aplicar corretamente as fases de cria, recria e engorda…

Homem mata desafeto a facadas por assediar sobrinha dele em MT

Foto: Reprodução Da Redação/FolhaMax Japuranã-MT Um homem de 42 anos foi preso pela Polícia Civil…

Confira os cuidados preventivos contra as hepatites virais

As três formas de hepatites virais mais comuns no Brasil podem ser evitadas com ações…