Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira (7/7), que o Brics não nasceu para enfrentar outras nações, mas para fazer política entre os países emergentes. A declaração do petista aconteceu depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou sobretaxar em 10% os produtos vendidos pelos países do Brics.
“O Brics, que não nasceu para afrontar ninguém. O Brics é apenas um outro modelo, um outro modo de fazer política. Uma política mais solidária, que o banco esteja mais preocupado em ajudar os países em desenvolvimento a se desenvolver”, afirmou o petista.
Por meio da rede Truth Social, o presidente norte-americano afirmou que poderá impor uma tarifa extra de 10% aos países que se posicionarem a favor de “políticas antiamericanas do Brics”. A declaração do republicano ocorreu depois da cúpula do Brics, no final de semana.
“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.
O Brics é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Ele tem como objetivo realizar uma articulação político-diplomática entre os membros. Diferente da União Europeia e Mercosul, o Brics não é um bloco econômico.