A Seleção Brasileira começa a pensar em nomes para substituir o técnico Dorival Júnior, demitido nesta sexta-feira (28/3) do cargo de técnico da equipe nacional após a goleada sofrida para a Argentina por 4 x 1.
Antes mesmo da queda de Dorival, alguns nomes já eram cogitados para a equipe, que tem como próximos compromissos os duelos diante de Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo no mês de junho.




Abel Ferreira, técnico do Palmeiras.
Wagner Meier/Getty Images
Filipe Luís, comandante do Flamengo.
Gilvan de Souza e Marcelo Cortes / CRF
Técnico português Jorge Jesus
Seskim Photo/MB Media/Getty Images
Renato Gaúcho, ídolo como jogador e técnico do Grêmio.
Lucas Uebel / Grêmio
Carlo Ancelotti com a Champions conquistada pelo Real Madrid.
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Leia também
-
Esportes
Confira números da passagem de Dorival Júnior pela Seleção Brasileira
-
Esportes
CBF anuncia demissão de Dorival Júnior da Seleção Brasileira
-
Esportes
Dorival assume responsabilidade por goleada do Brasil para a Argentina
Confira os possíveis alvos para técnico da Seleção Brasileira:
Jorge Jesus
Treinador histórico do Flamengo, o português Jorge Jesus conquistou com o Rubro-Negro os títulos da Libertadores de 2019 e do Brasileirão no mesmo ano. O ótimo desempenho da equipe carioca na época credencia Jesus para o cargo e é um dos favoritos para o lugar antes ocupado por Dorival.
No momento, Jorge Jesus dirige o Al-Hilal, da Árabia Saudita. Vale lembrar que recentemente, o técnico teve rusgas com Neymar, principal nome do futebol brasileiro.
Carlo Ancelotti
Multicampeão com o Real Madrid, Carlo Ancelotti aparece mais uma vez como nome cotado para dirigir a Seleção Brasileira. Após a Copa de 2022, quando Tite se despediu da Amarelinha, o italiano foi avaliado como favorito para assumir o cargo.
No entanto, não chegou a um acordo com a alta cúpula da CBF naquele momento e seguiu no Real Madrid.
Filipe Luís
Com menos de um ano como treinador da equipe principal do Flamengo, Filipe Luís é bem avaliado por conta da sua recente trajetória.O ex-lateral já tem no currículo os títulos da Copa do Brasil de 2024, além da Supercopa Rei e do Campeonato Carioca de 2025.
Abel Ferreira
Nome de destaque sob o comando do Palmeiras, Abel Ferreira chegou ao clube paulista em 2020 e logo de cara garantiu a Copa do Brasil daquele ano. Além disso, venceu o Brasileirão em duas oportunidades (2022 e 2023) e a Copa Libertadores (2020 e 2021).
Com o ciclo perto do fim no Verdão, o treinador português é bem avaliado pelas conquistas em solo nacional e continental.
Renato Gaúcho
Ídolo do Grêmio, é o único entre os favoritos ao cargo que está sem contrato. O estilo “boleirão” de Renato Portaluppi seria uma mudança de ares na Seleção Brasileira. Comandando o Tricolor gaúcho, levou a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018.