Leonardo Storck, Cadu Lino e Livas Damázio se destacam no Paraguai e levam o país à Copa Davis juvenil em novembro
A equipe brasileira da Rio Tennis Academy conquistou, neste sábado, o título do Campeonato Sul-Americano por equipes, realizado em Luque, no Paraguai, e garantiu vaga no Campeonato Mundial da categoria — a chamada Copa Davis juvenil — que acontece em novembro, em Santiago, no Chile.
O time campeão foi formado pelos atletas Leonardo Storck e Carlos Eduardo Lino, e pelo cuiabano Livas Damázio. Na final, o Brasil superou o Equador em um confronto emocionante. Damázio abriu a decisão com vitória sobre Jaime Robles por um duplo 6/3. Na sequência, Leonardo Storck foi superado por Emilio Camacho por 6/0 7/6, levando a decisão para o jogo de duplas. Storck e Damázio uniram forças e venceram Robles e Camacho por 6/2 6/7 (7/5) 10/7, garantindo o título continental.
Cadu Lino, natural de Blumenau (SC), jogou durante a campanha e contribuiu com vitórias importantes nas partidas contra Uruguai, Bolívia, Venezuela e Chile, em que o Brasil venceu todos os jogos.
A conquista também marcou momentos pessoais significativos para os atletas. Storck, que participou do Mundial Sub-16 no ano passado na Turquia, onde venceu seus jogos de simples, torna-se bicampeão sul-americano. Já Lino celebra sua primeira participação na competição, enquanto Damázio, de 15 anos, repete o feito de 2024, quando foi campeão sul-americano sub-14 e ajudou o Brasil a conquistar a inédita final mundial da categoria em Prostejov, na República Tcheca, encerrando como vice-campeão diante dos Estados Unidos.
Com o título em Luque, o Brasil confirma novamente sua força nas categorias de base do tênis sul-americano e agora se prepara para buscar o inédito título mundial em solo chileno.