Sinop, 28/07/2025 02:30

  • Home
  • Política
  • Auditoria vai avaliar desempenho da Unemat e possível aumento de repasse do governo

Auditoria vai avaliar desempenho da Unemat e possível aumento de repasse do governo

O Tribunal de Contas de Mato Grosso vai realizar uma auditoria na Educação estadual. A determinação partiu do conselheiro Sergio Ricardo, presidente do órgão fiscalizador. O objetivo é avaliar a situação da educação no estado e o papel desempenhado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Segundo Sérgio Ricardo, o trabalho vai dimensionar a importância da universidade para o desenvolvimento do estado, além de fornecer informações que possam embasar futuras decisões políticas e orçamentárias.

O anúncio sobre a auditoria foi feito durante a reunião de instalação da Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da Unemat de Rondonópolis (Foto: Reprodução)

“Vou apresentar o resultado desse estudo para o governador. A Unemat tem que ser mais do que é hoje. É preciso que se rediscuta o percentual da Receita Corrente Líquida para a educação do Estado e para a Unemat.”

O anúncio sobre a auditoria foi feito durante a reunião de instalação da Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da Unemat de Rondonópolis, nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), quando também sugeriu a revisão do percentual repassado pelo Governo do Estado ao setor.

Durante a reunião, Sérgio Ricardo também destacou a necessidade de ampliar o orçamento destinado à Unemat e defendeu que a educação seja tratada como política de Estado.

“Os governos sempre têm que ultrapassar, e muito, o investimento na educação, muito acima do que determina a lei. Porque, através da educação, das faculdades, você qualifica a população.”

A Frente foi criada a partir de requerimento do deputado Sebastião Rezende, que reforçou que a luta pela unidade própria no município já dura mais de duas décadas.

Segundo ele, a cidade tem quase 300 mil habitantes e a região sudeste de Mato Grosso concentra cerca de 800 mil pessoas, o que justifica a urgência da demanda. “Esse é um clamor da sociedade.”

O município, que hoje conta com um núcleo da universidade, já dispõe de estrutura física considerada superior à de outros campi no Estado. “Temos uma estrutura física invejável, que, seguramente, muitos campi do Estado não possuem. Estamos começando agora um trabalho muito forte para acharmos, com a maior celeridade possível, um meio para tornar o núcleo da Unemat um campus definitivo”, afirmou.

  1. Projeto utiliza abelhas para aumentar em até 30% produtividade de cafezais

  2. Unemat abre inscrições para vagas remanescentes; veja quem pode participar

  3. Projeto de MT desenvolve luvas esportivas com custo 96% menor que o valor de mercado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vasco tem goleiro expulso e cede empate ao Inter no fim do jogo

Em jogo marcado por polêmica após expulsão do goleiro Léo Jardim, do Vasco, o Internacional…

5 livros que vão transformar a hora da leitura com as crianças

O hábito de leitura é uma prática que deve ser cultivada desde o começo da…

Samsung assina acordo de US$ 16,5 bilhões para produção de chips até 2033 | Empresas

A Samsung Electronics fechou um contrato de US$ 16,5 bilhões para fornecer chips a uma…