Sinop, 26/01/2026 09:07

  • Home
  • Entretenimento
  • Baianasystem destaca importância da “amefricanidade” na música black

Baianasystem destaca importância da “amefricanidade” na música black

A música é uma arte que atravessa gerações, mistura culturas e, por meio dessas fusões, carrega o poder de representar múltiplas ancestralidades. No caso da música black brasileira, há uma forte influência de diferentes países, especialmente do continente africano. Nos anos 1980, a ativista e intelectual Lélia Gonzalez cunhou o termo “amefricanidade”, para expressar as raízes do povo negro que se conectam tanto com os povos africanos quanto com os ameríndios.

Durante o João Rock, realizado em Ribeirão Preto no último sábado (14/6), Russo Passapusso, vocalista do Baianasystem, resgatou o conceito de Lélia para ressaltar sua importância na construção da música nacional. Ele também destacou como o movimento aproxima diferentes gerações — algo que ficou evidente no próprio festival, que reuniu artistas como Seu Jorge e Tony Tornado, nomes de épocas distintas, mas igualmente marcantes na história da música brasileira.

1 de 7

Baianasystem se apresentou no João Rock

Paduardo, Denilson Santos e Thiago Duran / Divulgacão João Rock

2 de 7

A banda é representante do afro rock

Paduardo, Denilson Santos e Thiago Duran / Divulgacão João Rock

3 de 7

Eles estrearam o show Lundu Rock Show

Paduardo, Denilson Santos e Thiago Duran / Divulgacão João Rock

4 de 7

O vocalista destacou a importância da “amefricanidade” na música black

Paduardo, Denilson Santos e Thiago Duran / Divulgacão João Rock

5 de 7Paduardo, Denilson Santos e Thiago Duran / Divulgacão João Rock
6 de 7Paduardo, Denilson Santos e Thiago Duran / Divulgacão João Rock
7 de 7Paduardo, Denilson Santos e Thiago Duran / Divulgacão João Rock

“Eu vou começar com uma frase que gritado nos meus sonhos, nos meus acordar, nos meus ensaios e fica gritando dentro de mim. Existe um passado que o futuro ainda não alcançou. Quando a gente fala da música black, da música brasileira, das fusões da música brasileira, intermediando todos os forrós, todas as relações, os gritos dos movimentos sociais, a gente fala de uma cultura viva, de um Brasil vivo, de um Brasil unificado, de uma cultura de amefricanidade, a gente fala de gritos, de Lélia, de outras pessoas dentro da nossa expressão, a gente vive isso”, declarou.

Na sequência, ele trouxe o conceito de amefricanidade para o novo show do Baianasystem, o Lundu Rock Show, que estreou durante o João Rock. “Esse show fala sobre sobre isso, trata-se de um grito de África, onde a cultura dos portugueses não deixaram, mas tiveram que aceitar dentro das manifestações culturais do Brasil. Isso é Lundu”, completou.

Russo destacou que a apresentação foi como sentir “que o público tem um pouco do palco e que o palco tem um pouco do público”. Para ele, essa troca é essencial para mostrar que o palco é diferente da fotografia de um álbum. “O palco é mutante, é ser influenciado pelo que eu vejo a todo momento. Estar junto de um Tony Tornado é revelar o mar de gente no nosso peito cada vez mais se mexendo. Isso é imortal”, afirmou.

Por fim, o cantor refletiu sobre o papel da cultura na relação entre passado e futuro. “Eu poderia ficar dias aqui falando sobre isso. E quero que o Brasil conheça cada vez mais de si. Existe um passado que o futuro ainda não alcançou. Em algumas culturas, dizem que o futuro está atrás, porque você não sabe o que vem. E o passado está na frente, porque você se lembra do que viveu”, concluiu.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Siri com tecnologia do Gemini será anunciada em breve, revela portal

Siri com tecnologia do Gemini será anunciada em breve, revela portal – Canaltech Canaltech –…

Corpo de Bombeiros combate incêndio em depósito abandonado em Várzea Grande

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a uma ocorrência de incêndio…

Bilheteria Digital orienta como transferir ingressos adquiridos para a Supercopa

Flamengo e Corinthians vão decidir quem ficará com a primeira taça do futebol brasileiro na…