Sinop, 26/07/2025 20:12

  • Home
  • Negócios e Finanças
  • Bobbie Goods já vendeu 2,5 milhões de exemplares no Brasil impulsionado por sucesso no TikTok | Eu &

Bobbie Goods já vendeu 2,5 milhões de exemplares no Brasil impulsionado por sucesso no TikTok | Eu &

Lançados oficialmente no Brasil em janeiro deste ano pela editora HarperCollins, os livros para colorir da marca Bobbie Goods já venderam 2,5 milhões de exemplares até então, surfando na viralização do TikTok. As quatro edições da coleção — Do dia para a noite; Dias frios; Dias quentes e Isso e aquilo — ocupam o topo da lista dos livros mais vendidos da Amazon no momento.

Os livros nada mais são do que um compilado de ilustrações para colorir com cenas que acompanham a vida de animais, como ursos e cachorros, nos traços infantilizados da artista americana Abbie Goveia. Cada unidade, com preços que variam entre R$ 20 e R$ 28, vem com 20 desenhos diferentes que podem ser coloridos a bel-prazer de quem está pintando.

O sucesso pode ser atribuído aos virais no TikTok, rede de vídeos curtos onde os usuários compartilham diferentes maneiras e técnicas para colorir os desenhos. A própria empresa usa a plataforma para impulsionar a popularidade de seu produto. Um dos vídeos publicados pelo perfil oficial @bobbiegoods acumula 25 milhões de visualizações com apenas um minuto de duração.

Além da conta oficial, outros usuários mantêm perfis com vídeos virais colorindo as ilustrações da Bobbie Goods. Isa Rodrigues, do @isarodrigues.art, por exemplo, mostra a aplicação de diversas técnicas de pintura específicas para esses livretos, como sombreado e movimentos da luz pelo cenário no papel.

Seu vídeo mais popular, que possui mais de 16 milhões de visualizações, ensina os seguidores a pintar um livreto da marca com um efeito de iluminação de TV, utilizando cores mais claras e mais escuras do mesmo tom para trazer um efeito de sala mais escura.

Criadora ensina técnicas de pintura no TikTok — Foto: Reprodução/TikTok/@isarodrigues.ar

Outra criadora de conteúdo do ramo é a Gah Arts, do @gah.arts. Suas publicações costumam focar no passo a passo das pinturas, principalmente mostrando quais tons e cores foram usados na composição das imagens.

Os livros já eram febre internacional nas redes sociais quando a HarperCollins fechou o acordo com a criadora Abbie Goveia pelos direitos de publicação no Brasil, que aconteceu em janeiro deste ano.

“Percebemos que a proposta dos livros da Bobbie Goods se alinhava com valores cada vez mais procurados pelos leitores: criatividade, estética acolhedora e experiências fora das telas, elementos que promovem pausas conscientes, autocuidado e bem-estar”, disse Leonora Monnerat, diretora-executiva da HarperCollins Brasil ao Valor.

A marca de 1 milhão de exemplares vendidos foi alcançada em maio e, no mês seguinte, em junho, já eram 2 milhões vendidos. De lá para cá, já são 2,5 milhões, informou a editora. Na Amazon Brasil, um dos maiores marketplaces do ramo, a venda aumentou 271% no segundo trimestre do ano em relação ao primeiro.

E a procura deve seguir expressiva, de acordo com Leonora, que acredita no potencial da marca e nos benefícios práticos da pintura por entretenimento para manter as vendas altas. “Os livros da Bobbie Goods se consolidaram não apenas como itens de entretenimento, mas também como produtos ligados ao bem-estar e ideais para presentear leitores de todas as idades”, argumentou.

Na Bienal do Livro do Rio deste ano, os livros da marca Bobbie Goods foram os vendidos pela editora no evento anual literário.

Marcas entram na onda Bobbie Goods

Aproveitando o hype do livro no Tik Tok, algumas marcas lançaram versões específicas de ilustrações para colorir.

A rede de fast food Burger King, por exemplo, lançou uma campanha limitada na qual, ao comprar qualquer combo do restaurante em unidades selecionadas, o consumidor levava para casa o livro “Dias Frios”. O lançamento foi realizado em parceria oficial com a editora e com a Faber-Castell.

O Boticário fez um pouco diferente: lançou sua própria versão de livro para colorir, inspirado extraoficialmente nos traços dos Bobbie Goods, mas com seus próprios personagens da linha ‘Cuide-se Bem’.

O próprio Ministério do Turismo também entrou na onda, lançando o “Turismo Goods”, um livreto para colorir disponível para download gratuito, que traz páginas para colorir com atrações turísticas do Brasil, como Brasília e os Lençóis Maranhenses.

Essa não é a primeira vez que um livro para colorir se torna febre.

Há pouco mais de 10 anos, o “Jardim Secreto”, da ilustradora escocesa Johanna Basford lançado pela editora Sextante no Brasil, fez um sucesso semelhante ao Bobbie Goods — se for levado em consideração que o Tik Tok ainda não existia.

O livro é maior, com 96 páginas para colorir contra as 20 do viral atual e, ao invés de canetas marcadoras, o Jardim Secreto era pintado com lápis de cor. Ursos infantis eram, antes, ilustrações com muitos detalhes, com flores em padrões que lembram pequenas mandalas.

*Estagiário sob supervisão de Diogo Max

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Empresários de Alta Floresta são reconhecidos por práticas inovadoras no Programa ALI

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT)…

Série D: confira melhores lances de Nova Iguaçu-RJ e Porto Vitória-ES

Em jogo transmitido pelo Metrópoles, ao vivo e com imagens pelo YouTube, o Nova Iguaçu-RJ e Porto…

Criador de Os Simpsons revela quando série chegará ao fim

Matt Groening, criador da série Os Simpsons, revelou quando a animação acabará. Ele participou de…