A Seleção Brasileira encara a Bolívia nesta terça-feira (9/9), às 20h30 (de Brasília), no Estádio Monumental El Alto, pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Este erá o último jogo oficial da Canarinho antes do Mundial. Para a partida, o Brasil conta com um tabu de 16 anos para ajudar a levantar a moral contra os bolivianos.
No retrospecto histórico, Brasil e Bolívia já se enfrentaram 33 vezes. O time brasileiro soma 24 vitórias, além de quatro empates e cinco derrotas. Quatro dos cinco triunfos bolivianos aconteceram em casa.

Brasil precisa vencer o Paraguai e torcer por uma derrota da Venezuela.
Rafael Ribeiro/CBF

Kaio Jorge
Rafael RIbeiro/ CBF

A última vez que a Seleção foi superada pelo rival sul-americano foi há 16 anos. Em 2009, a Bolívia venceu por 2 x 1, em La Paz, em duelo válido pelas Eliminatórias da Copa de 2010.
O ataque brasileiro também se destaca no confronto. Ao todo, a equipe já marcou 113 gols, com média de 3,4 por partida. Na defesa, sofreu apenas 26.
O duelo desta terça será disputado na altitude de quase 4 mil metros do Estádio de El Alto. Os bolivianos contam com o fator casa para tentar superar a Amarelinha após 16 anps de tabu;