Sinop, 04/02/2026 22:09

Brasil aceita convite para fazer parte da OPEP+

Pouco mais de um ano depois de ser convidado para fazer parte da OPEP+, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, o Brasil aceitou a proposta. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (18), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após a reunião do CNPE, Conselho Nacional de Política Energética.  

O ministro informou que também foi negociado o processo de adesão do Brasil à IEA, Agência Internacional de Energia; e a entrada do país na Irena, Agência Internacional para as Energias Renováveis.  

Entidades ambientalistas não concordaram com a entrada do Brasil na OPEP+. O Observatório do Clima é uma delas, como argumenta a coordenadora de políticas públicas da organização, Suely Araújo.  

Ao comentar a decisão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre de Silveira, também se disse ambientalista e negou a existência de contradição, já que o Brasil, segundo ele, é “líder da transição energética global”.  

Criada nos anos 60, a OPEP é composta por 13 países membros, mais os associados, que exploram e comercializam petróleo, e debatem medidas ligadas ao comércio do combustível no mundo. Entre eles, estão Arábia Saudita, Venezuela e Emirados Árabes. Este último sediou a COP 28, em 2023, ocasião em que o Brasil foi convidado a se somar à organização. 


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Salário de servidor do Congresso acima do teto terá impacto de R$ 790 milhões no Orçamento deste ano

O reajuste dos salários de servidores do Congresso… Clique aqui para acessar a Fonte da…

Eduardo Chagas assume Ouvidoria e Coordenadoria da Interiorização na OAB Mato Grosso

A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fernanda…

Sine de Cuiabá tem vaga para Técnico Automotivo com salário de R$ 5 mil » Esportes & Notícias

O Sine de Cuiabá disponibiliza 711 vagas de emprego nesta quarta-feira (4). O grande destaque…