Sinop, 25/01/2026 16:02

  • Home
  • Política
  • Brasil faz doação de material militar para Uruguai e Paraguai

Brasil faz doação de material militar para Uruguai e Paraguai

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12), duas leis que oficializam a doação de quatro aeronaves e equipamentos militares brasileiros para o Paraguai e Uruguai.ebc

Além de dois helicópteros modelos 412 Classic, da fabricante Bell Aircraft Corporation, da Polícia Federal (PF), o Brasil doará ao Paraguai seis Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (Bccoap), modelo M108, além de uma passadeira flutuante de alumínio – uma espécie de ponte que pode ser montada sobre rios e outros cursos d’água, pertencentes ao Exército.

Brasil faz doação de material militar para Uruguai e Paraguai
Brasil faz doação de material militar para Uruguai e Paraguai. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Já a Armada Nacional da República Oriental do Uruguai receberá dois helicópteros Bell Jet Ranger III (IH-6B) transferidos da Marinha brasileira.

Assinadas pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, as duas leis sancionadas, tiveram origem em dois Projetos de Lei (PLs) que o Poder Executivo encaminhou ao Congresso entre 2022 e 2023, com a justificativa de que a iniciativa busca fortalecer as relações diplomáticas e a cooperação militar entre o Brasil e os dois países vizinhos.

De acordo com o Palácio do Planalto, a medida contribuirá para a modernização e a ampliação das capacidades operacionais das forças de segurança paraguaias e uruguaias, possibilitando a melhoria na segurança regional, com o aumento da capacidade de resposta a situações de emergência e combate ao crime transnacional.

Os PLs  2.911/2022) e  331/2020 foram aprovados pela Câmara dos Deputados, em julho do ano passado, e pelo Senado, em 16 de dezembro.

As aeronaves e os demais equipamentos serão doados em seu “estado atual de conservação” e as despesas com o deslocamento entre o local em que se encontram atualmente e as fronteiras do Paraguai e do Uruguai serão custeadas pelo Brasil.

Com informações da Agência Brasil.

  1. MP pede novo julgamento de ex-bicheiro e uruguaio por 2 mortes em Cuiabá

  2. Lula vai ao Uruguai para velório de Mujica e adia visita a MT

  3. Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

IA não consegue fazer mais do que 30% do trabalho humano, diz estudo

Agentes de IA não estão prontos para substituir trabalhadores (ilustração via IA: Thássius Veloso/Tecnoblog) Resumo…

Carne bovina de Mato Grosso chega a mais de 90 países em 2025

Assessoria A carne bovina de Mato Grosso chegou a mais de 90 países em 2025.…

com gol de Matheus Cunha no fim, United vence Arsenal

O Manchester United foi contra todas as probabilidades e venceu o Arsenal por 3 x…