Sinop, 08/12/2025 04:31

Brasil não vende urânio ao Irã, dizem governo e INB | Brasil

O governo federal e a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) desmentiram a informação que circula nas redes sociais segundo a qual o Brasil teria vendido urânio enriquecido ao Irã. O boato surgiu após a recente escalada de tensões no Oriente Médio envolvendo Israel e Irã.

Em nota oficial, a INB classificou a alegação como “fake news” e esclareceu que nunca realizou nem realiza qualquer tipo de negócio com o Irã. A empresa, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), é responsável pela cadeia produtiva do urânio no Brasil e atua exclusivamente com fins pacíficos, como geração de energia elétrica, aplicações na medicina, na agricultura e na preservação de obras de arte.

“A INB não tem qualquer negócio com o Irã e jamais teve. Só somos autorizados a produzir urânio para fins pacíficos, o que é acompanhado de perto pelos órgãos de controle (Agência Internacional de Energia Atômica-AIEA, Comissão Nacional de Energia Nuclear-Cnen e Ibama)”, diz a nota.

A estatal também explicou que, em alguns casos, realiza exportações do chamado “yellowcake” (concentrado de urânio natural) para países como a Rússia, onde o material passa por conversão em gás. Após esse processo, o produto retorna ao Brasil para enriquecimento na unidade da INB em Resende (RJ), sendo utilizado na fabricação de combustível nuclear para as usinas de Angra.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República também refutou as alegações e reiterou que o Brasil é signatário de tratados internacionais que proíbem o fornecimento de material nuclear com fins militares. Desde 1998, o país integra o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), acordo internacional que visa o desarmamento nuclear, impede a disseminação de armamentos atômicos e regula o uso pacífico da energia nuclear.

Além disso, a Constituição Federal brasileira determina que apenas o Estado pode explorar, pesquisar, enriquecer, reprocessar, industrializar e comercializar minérios nucleares e seus derivados. Portanto, não há autorização legal para que empresas privadas atuem nessa área no Brasil.

“Também é falso que o país tenha vendido urânio para o Irã, como tem sido repercutido nas peças de desinformação”, afirmou o governo em nota.

Minério de Urânio — Foto: Divulgação/INB

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Como montar um PC gamer barato por R$ 3.000 no fim de 2025?

Como montar um PC gamer barato por R$ 3.000 no fim de 2025? – Canaltech…

Homem deixa amiga em casa e acaba sendo esfaqueado pelo ex dela em VG

Reprodução Um homem de 30 anos, identidade não divulgada, foi esfaqueado na madrugada deste domingo (7…

Neymar se declara ao Santos, mas deixa futuro com a equipe em aberto

Neste domingo (7/12), o Santos venceu o Cruzeiro por 3 x 0, pela última rodada…