Sinop, 01/08/2025 22:29

  • Home
  • Geral
  • “Brasil tem a possibilidade de exportar carne para o Japão e MT foi precursor nesse processo”, afirma secretário » Esportes & Notícias

“Brasil tem a possibilidade de exportar carne para o Japão e MT foi precursor nesse processo”, afirma secretário » Esportes & Notícias

“O Brasil tem a possibilidade de exportar carne para o Japão porque hoje o país é declarado livre de febre aftosa sem vacinação, e Mato Grosso foi precursor nesse processo”. A afirmação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, em entrevista concedida ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real, nesta terça-feira (31.7).

O tema ganhou relevância após a assinatura do decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que oficializou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Entre eles, a carne. Diante disso, a certificação sanitária de Mato Grosso é vista como um trunfo para o Brasil continuar ampliando sua presença no comércio internacional, mesmo em um cenário de tensões comerciais com importantes parceiros.

Durante a 92ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizada no fim de maio em Paris (França), Mato Grosso recebeu oficialmente a certificação internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação, o mais alto status sanitário concedido na cadeia produtiva de bovinos, bubalinos e suínos.

“O governo Mauro Mendes e Otaviano Pivetta investiram, nos últimos seis anos, mais de 100 milhões de reais junto com a iniciativa privada, para que alcançássemos esse status. Foram concursos no Indea, informatização, treinamento e capacitação. Tudo isso é muito importante para que a gente continue buscando novos mercados”, destacou César durante a entrevista.

Diante dos desafios impostos pelo cenário internacional, o secretário César Miranda destacou que Mato Grosso tem feito a sua parte ao investir de forma contínua na promoção comercial e na atração de novos investimentos. Segundo ele, o fortalecimento da imagem do Estado no exterior é fundamental para ampliar mercados e reduzir a dependência de parceiros específicos.

“Estamos investindo em promoção comercial há seis anos. Participamos de várias feiras e atuamos junto a segmentos econômicos organizados. Agora, iniciamos a implementação da nossa agência de promoção comercial e atração de investimentos, a Invest MT, que tem um perfil diferenciado, é um serviço social autônomo, gerido pela iniciativa privada. O governo participa, mas tem minoria no conselho. As decisões são tomadas pelo setor produtivo”, concluiu.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morango do amor? Banda Magic! testa doce famoso e reage

A banda Magic! experimentou pela primeira vez alguns doces tradicionais brasileiros, incluindo o morango do…

Tabagismo causa cerca de 60 mortes por câncer de pulmão por ano em Cuiabá

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Em Cuiabá, estima-se…

Presidente do Conselho do Corinthians diz que quer ser como o Flamengo

Nesta sexta-feira (1°/8), o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, concedeu entrevista…