Sinop, 22/07/2025 01:19

Brasil vai trabalhar para diversificar parceiros comerciais após tarifaço, diz Rui Costa | Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o Brasil vai trabalhar para diversificar a economia nacional, em meio ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao país. De acordo com ele, enquanto as negociações com os americanos acontecem, o Brasil tem que reestruturar suas relações comerciais.

“O Canadá já sinalizou que quer estabelecer uma aliança com o Mercosul para não depender tanto dos Estados Unidos. O México, a mesma coisa. Nós, até dezembro, esperamos assinar o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul”, disse Rui a jornalistas nesta segunda-feira, após evento em Salvador (BA).

De acordo com o titular da Casa Civil, com novos parceiros, o Brasil abre portas de um grande mercado para indústria e agronegócio brasileiros. “Vamos continuar trabalhando para diversificar a economia, consolidar as relações multilaterais”, completou.

Na declaração, Rui pontuou que Trump “decidiu brigar com o mundo inteiro”, não apenas com o Brasil. Apesar de criticar a tarifa de 50% anunciada, ele defendeu que o governo busque uma solução diplomática e de negociação. “Eu acho que o Brasil deve agir e vai continuar agindo com muita serenidade, apesar de todas as demonstrações de agressão [dos Estados Unidos]”, comentou.

Como mostrou o Valor, em 2025 o perfil traçado para as viagens internacionais de Lula foi com o objetivo de expandir os parceiros internacionais. Isso foi pensado, inclusive, diante da nova geopolítica global, potencializada pela guerra comercial do presidente dos Estados Unidos e uma forma de reduzir a dependência econômica de alguns países para diminuir a vulnerabilidade nacional.

Em pronunciamento em rádio e televisão na semana passada, Lula afirmou que o governo está construindo parcerias comerciais com a União Europeia, a Ásia, a África e a América Latina e do Caribe, como forma de reduzir o impacto da taxação imposta por Trump. “Não há vencedores em guerras tarifárias. Somos um país de paz, sem inimigos. Acreditamos no multilateralismo e na cooperação entre as nações”, afirmou.

Rui Costa defende compromisso fiscal e ações de Haddad — Foto: Wagner Lopes/Casa Civil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Datena faz falta? Tá Na Hora rende péssima audiência no SBT

A última sexta-feira, 18 de julho, não foi fácil para o SBT. A emissora paulista…

Da jabuticaba a Vampeta, esquerda reage nas redes e capitaliza crise | Pergunte aos dados

Ao menos nos dez primeiros dias da crise desencadeada pelas sanções dos Estados Unidos contra…

Mulher é atropelada por ônibus na Rodoviária do Coxipó; imagem é forte » Esportes & Notícias

Câmeras do circuito interno da Rodoviária do Coxipó flagraram o momento em que uma mulher…