Sinop, 04/02/2026 17:58

  • Home
  • Cinema
  • Cacá Diegues tinha cadeira na Academia Brasileira de Letras

Cacá Diegues tinha cadeira na Academia Brasileira de Letras

O cineasta Carlos Diegues, conhecido como Cacá Diegues, marcou o cinema brasileiro e foi um dos maiores nomes do movimento Cinema Novo. Por sua carreira, ele foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) por sua “poesia” no cinema e ocupava até então a Cadeira 7 da organização.

Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 84 anos. Ele estava no Rio de Janeiro e, segundo a ABL, ele morreu em decorrência de complicações durante uma cirurgia.

O cineasta foi eleito em 30 de agosto de 2018 para a Academia Brasileira de Letras para a cadeira que anteriormente havia sido ocupada pelo também cineasta Nelson Pereira dos Santos. Agora, com a morte de Cacá Diegues, a cadeira é considerada vazia e haverá o processo para escolher o próximo ocupante.

Cacá Diegues tomou posse em 12 de abril de 2019. Na época, o peto e tradutor Geraldo Carneiro o recebeu em nome da ABL e citou a assinatura de brasilidade do diretor: “Tudo o que faz, como artista e intelectual, traz a marca do Brasil”.

“Em resposta aos tempos da Ditadura Militar, Cacá Diegues fez de seu cinema um lugar de celebração da vida e da cultura brasileira”, seguiu Carneiro, conforme no texto divulgado no site da ABL. “Cacá se distingue como jornalista, intelectual e pensador. Mas parece que seu destino é mesmo o de fundir o cinema e a poesia.”

Cacá, conforme o texto da organização, disse na posse: “O Cinema Novo brasileiro não foi, senão, a chegada tardia do modernismo ao nosso cinema. Era preciso produzir um cinema para a nação, mas também inventar uma nação no cinema. Nossas melhores cabeças do século XX sonharam com esse projeto de Brasil.”

Cacá Diegues trabalhava como poeta e jornalista quando adolescente, tendo seus poemas publicados no Jornal do Brasil em 1958.

Entre os livros publicados pelo cineasta, estão obras como “Ideias e Imagens” (1988), “Vida de Cinema” (201 e “Todo Domingo”, que reúne seus textos publicados semanalmente no jornal O Globo.

Em seu perfil nas redes sociais, a Academia Brasileira de Letras lamentou a morte do cineasta:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lucro da Alphabet, dona da Google, sobe 30% no 4º trimestre, mas previsão de gastos assusta investidores | Empresas

As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram até 7% após o fechamento do mercado…

Educação de Sorriso recebe reconhecimento nacional pela equidade racial Publicado em 04 de fevereiro de 2026 às 10:12 CompartilharFacebookWhatsAppTwitterEmail A rede municipal de ensino de Sorriso recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, reconhecimento concedido a sistemas educacionais que desenvolvem ações voltadas à educação das relações étnico-raciais e à valorização da diversidade no ambiente escolar. No município, as ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e incluem práticas pedagógicas, formações e atividades educacionais voltadas à promoção da equidade racial e ao enfrentamento do racismo no contexto escolar. “A concessão do selo evidencia o alinhamento das políticas educacionais da rede municipal às diretrizes nacionais de inclusão, diversidade e equidade no ensino público. O reconhecimento também reforça a consolidação de ações educacionais que contribuem para a formação cidadã dos estudantes e para o cumprimento da legislação educacional vigente”, explica a secretária de Educação, Adriana Reichert. A certificação é concedida no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reconhece iniciativas alinhadas à implementação da Lei nº 10.639/2003, atualizada pela Lei nº 11.645/2008, que estabelecem o ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica. Tags Imagens Texto: Bianca Arruda × Atenção Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Prefeitura Municipal de Sorriso A capital nacional do agronegócio Avenida Porto Alegre nº 2525 – Centro Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00 (66) 3545 4700 Deseja receber nossa newsletter? Cadastre-se Seu nome Seu e-mail Secretarias Conselhos Outros órgãos/unidades Imprensa Notícias Eventos Esportes Transparência Portal Leis Covid-19 Dados Abertos Links Institucionais Câmara Municipal Previso Ager Tribunal de Contas Procon Mais Ouvidoria e-Sic Perguntas e Respostas Frequentes Secretarias Departamento de Comunicação Portal Covid-19 Boletins Receitas Notícias Portal © 2026 Voltar ao topoLei de acesso a Informação Mapa do site Política de Privacidade Painel Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais

Certificação destaca o compromisso do município com uma educação inclusiva e alinhada às diretrizes nacionais.…

De olho na Rota Bioceânica, Receita Federal reativa posto após 10 anos de abandono

Com a expectativa de aumento do comércio exterior, e a preparação da região para o…