Na estreia do Smash da China de Tênis de Mesa, Hugo Calderano venceu o japonês Hiroto Shinozuka de virada, por 3 sets a 1 (parciais de 6/11, 11/6, 11/5 e 11/8). Na manhã deste domingo (28/9), o número 3 do mundo saiu em desvantagem no confronto, mas virou o jogo contra o 28º do ranking e avançou à segunda rodada em Pequim.
O torneio na China é considerado o mais importante do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. O campeão do Smash soma 2 mil pontos no ranking, número equivalente ao conquistado com o 1° lugar no Mundial e nas Olimpíadas.
No Circuito Mundial de Tênis de Mesa, Calderano já acumula três ouros e uma prata na temporada. Além disso, o brasileiro também levou o título da Copa do Mundo da modaliade e o vice do Mundial.
Com a vitória, Calderano mantém 100% de aproveitamento contra o adversário japonês. Ao todo, Shinozuka enfrentou o brasileiro em três oportunidades e saiu derrotado em todas. Na próxima fase, Hugo enfrenta o francês Simon Gauzy, em busca de uma vaga nas oitavas de final.