Sinop, 10/07/2025 04:24

  • Home
  • Super Fato MT
  • Câmara aprova projeto que endurece pena para líderes de facções e milícias proposta por Coronel Assis

Câmara aprova projeto que endurece pena para líderes de facções e milícias proposta por Coronel Assis

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2), um projeto de lei que torna mais rígido o cumprimento de penas para condenados por crimes hediondos, incluindo líderes de facções criminosas e integrantes de milícias privadas.

A proposta do deputado federal, Alfredo Gaspar (União-AL), foi fortalecida com emendas do deputado Coronel Assis (União-MT), que ampliaram o escopo do projeto para atingir o comando do crime organizado.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

O texto original, de autoria do deputado Gaspar previa que condenados por homicídios contra autoridades, conforme os artigos 142 e 144 da Constituição Federal, deveriam cumprir ao menos 80% da pena antes de ter direito à progressão de regime.

O relator da matéria, deputado Alberto Fraga (PL-DF), estendeu esse percentual também para crimes hediondos em geral, vedando inclusive o livramento condicional.

Com a emenda do Coronel Assis, o projeto ganhou ainda mais robustez. Ele propôs que a obrigatoriedade de cumprimento de 80% da pena em regime fechado (sem possibilidade de livramento condicional) fosse estendida aos condenados pelo exercício de comando, individual ou coletivo, de organizações criminosas e aos responsáveis pela constituição de milícias privadas. As sugestões foram acolhidas integralmente pelo relator.

“Essa emenda é fundamental para enfrentar o crime organizado de forma efetiva. Não podemos permitir que líderes de facções e milicianos sejam beneficiados com progressões penais brandas. Eles precisam cumprir a maior parte da pena em regime fechado”, argumentou o deputado Coronel Assis.

Com a aprovação do projeto, os crimes listados passam a ter regras mais duras para indivíduos considerados peças-chave em estruturas criminosas, especialmente em casos de crimes hediondos como homicídio qualificado, feminicídio e outros previstos na Lei dos Crimes Hediondos.

A proposta segue agora para análise do Senado Federal.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Apenas o Botafogo venceu o PSG nas últimas 11 partidas do time francês

O Paris Saint Germain (PSG) disputará a final da Copa do Mundo de Clubes neste…

Influenciadores de Cuiabá serão multados por fogos com estampido em evento beneficente » Esportes & Notícias

A secretária municipal de Ordem Pública de Cuiabá, Juliana Chiquito Palhares, confirmou nesta terça-feira (9)…

O que vai acontecer hoje em Dona de Mim: Ryan tem liberdade ameaçada após deixar prisão

No capítulo de hoje, quarta-feira (9), de Dona de Mim, as reviravoltas não param. Ryan…