O SBT está enfrentando um grande desafio ao tentar reverter os baixos índices de audiência que a novela A Caverna Encantada tem registrado.
Produzida por Iris Abravanel, a trama sofreu forte rejeição do público e, diante disso, a emissora está considerando encurtar sua exibição.
A decisão, que visa resolver a “dor de cabeça” causada pela novela, pode impactar a grade de programação já na segunda quinzena de agosto, com a previsão de término da trama nesse período. A informação é do TV Pop.
A novela, que foi protagonizada por Mel Summers, comprometeu o horário nobre da emissora ao atingir uma média de apenas 3,6 pontos na Grande São Paulo. Esse número fez com que A Caverna Encantada se tornasse a produção inédita menos assistida na faixa das 21h nos últimos 18 anos.
Após essa queda de audiência, a novela foi transferida para o horário das 13h45, mas a mudança não conseguiu reverter a situação. Para agravar ainda mais, a trama foi realocada para as 17h, ocupando o lugar do dorama Meu Amor das Estrelas (2013), que já enfrentava dificuldades de audiência.
O que o SBT deseja com mudanças?
A expectativa do SBT ao tentar atrair o público jovem durante o recesso escolar, fazendo uma dobradinha entre A Caverna Encantada e o seriado Chaves (1973-1980), não trouxe os resultados esperados.
No segundo dia da alteração, a novela atingiu apenas 1,7 ponto de audiência, o pior desempenho de sua história. Já o seriado Chaves, que também registrou 1,7 ponto, teve um pequeno aumento ao final do episódio, atingindo 2,2 pontos.
De acordo com informações da coluna Canal D, do jornal O Dia, os executivos do SBT, temendo mais prejuízos e a continuidade da queda de audiência, decidiram adiantar os ajustes na grade.
A partir de setembro, o programa Chaves deverá ocupar toda a faixa de A Caverna Encantada. Até lá, a novela seguirá no ar como uma solução temporária, enquanto Maria do Bairro foi transferida para o horário das 13h45 desde 21 de julho.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]