Sinop, 17/08/2025 00:01

  • Home
  • Negócios e Finanças
  • Cassar vistos de ministros do STF é mau exemplo para o mundo, afirma Lula sobre governo Trump | Política

Cassar vistos de ministros do STF é mau exemplo para o mundo, afirma Lula sobre governo Trump | Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de cassar os vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é “inexplicável” e um “mau exemplo” para o mundo. A defesa dos magistrados foi feita durante a participação do presidente na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, organizada pelo Palácio do Planalto.

“Eles [americanos] estão cassando vistos dos ministros da Supremo Corte [do Brasil]. Os ministros não podem mais entrar [nos Estados Unidos], isso não é forma de comportamento de um presidente da República da maior economia do mundo, isso é um mau exemplo. Durante muitas décadas, os EUA tentaram se mostrar como o país que mais dá chances de crescimento e, agora, ele [Trump] tem esse comportamento inexplicável e totalmente inaceitável”, criticou Lula.

No mesmo discurso, Lula ironizou Trump ao defender que, atualmente, o Brasil é um país mais democrático do que o próprio Estados Unidos. “Tem um limite de taxação [que país pode aplicar contra o outro]. A OMC fala em 35%, ele [Trump] aplicou 50% [contra os produtos brasileiros]. Eles disseram que o ministro da Suprema Corte [do Brasil] é um ditador. Não é possível que ele não conheça esse país. O Brasil é muito mais democrático do que os EUA. Isso me deixa sem compreender o comportamento humano, me deixa pasmo. Ele está tentando destruir o multilateralismo”, emendou o presidente.

Ainda neste tema, Lula disse acreditar que o tarifaço é uma “provocação”, mas deve ser utilizado pelo governo petista como forma de melhorar a economia brasileira. “O tarifaço dos EUA é uma provocação à nossa inteligência e política de crédito. É um desafio para que a gente possa fazer o que não tivemos coragem de fazer”, explicou numa referência ao argumento de que o Brasil precisa diversificar seu mercado de exportações.

Por fim, o presidente voltou a criticar a família de Jair Bolsonaro. Isso porque o governo brasileiro atribui ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a articulação política que fez os americanos anunciarem sanções contra a economia e o Judiciário do país.

“Um cidadão, filho de outro cidadão, foi aos EUA instigar o governo americano a fazer taxação dos produtos que o Brasil exporta. O Trump não pode ter comportamento que teve com o Brasil. Não vamos permitir que tranqueiras que governaram o país voltem”, concluiu.

Nesta quarta-feira, o secretário de Estado do governo dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o governo americano também vai revogar vistos e impor restrições de visto a funcionários brasileiros por causa da participação de profissionais cubanos no programa Mais Médicos, instituído em 2013 pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia sobre medida provisória de resposta ao tarifaço — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

inseticida biológico da Embrapa amplia renda e preserva meio ambiente

Lançado em 2012 pela Embrapa em parceria coma iniciativa privada, o inseticida Bovemax impactou de…

Sorriso: Tratativa entre Estado e Município permite reabertura da ponte sobre o Teles Pires com medidas de segurança

DA ASSESSORIA Autoridades adotam plano emergencial com tráfego controlado Após tratativa entre o Governo do…

Homem é preso após criar diversos perfis falsos nas redes sociais e ir na escola da vítima

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso A Polícia Civil,…