Sinop, 29/07/2025 18:47

  • Home
  • Política
  • China critica tarifa dos EUA contra produtos brasileiros e alerta para riscos do protecionismo

China critica tarifa dos EUA contra produtos brasileiros e alerta para riscos do protecionismo

O governo da China criticou duramente a decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para o país. Em coletiva nesta sexta-feira (11), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, afirmou que a medida representa uma violação de princípios básicos das relações internacionais e da Carta das Nações Unidas.

(Foto: Agência Brasil)

“A igualdade soberana e a não interferência em assuntos internos são princípios fundamentais. As tarifas não devem ser usadas como ferramentas de coerção, intimidação ou interferência”, declarou Mao Ning.

A crítica surge após o presidente americano Donald Trump anunciar, nesta semana, que a partir de 1º de agosto, todas as exportações brasileiras aos EUA estarão sujeitas a uma tarifa de 50%. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump justificou a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

A China, que já havia se posicionado contra o protecionismo norte-americano no início da semana, reafirmou seu posicionamento nesta sexta. “Não há vencedores em guerras comerciais. O protecionismo prejudica os interesses de todos”, reforçou a porta-voz.

Reação brasileira

O presidente Lula reagiu à decisão de Trump afirmando que o Brasil não aceitará medidas unilaterais que violem princípios do comércio internacional. Na quinta-feira (10), Lula anunciou que o governo brasileiro acionará oficialmente a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas, com base na Lei de Reciprocidade Econômica.

O episódio tem gerado repercussão internacional e tensão diplomática, colocando em risco acordos comerciais e relações bilaterais. O Itamaraty ainda não divulgou detalhes sobre a queixa formal à OMC, mas reforçou que o Brasil buscará respaldo jurídico junto a seus parceiros comerciais.

  1. Trump impõe novas tarifas a 14 países e adia tarifaço global para agosto

  2. Trump taxa Brasil em 50% e critica STF por julgamento de Bolsonaro

  3. Tarifa americana de 50% ameaça mercado de carne bovina de MT, diz Acrimat

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Criminoso é preso após gravar vídeo pulando em viatura da PM em MT

Um criminoso com mais de 50 passagens por diferentes delitos foi preso na tarde de…

Ídolo do Bayern de Munique define time para sequência da carreira

Segundo o jornalista italiano especializado em transferências, Fabrizio Romano, Thomas Müller irá se transferir para…

Próximo capítulo da novela, quarta-feira, 30 de julho

O capítulo de Dona de Mim de quarta-feira, 30 de julho, traz cenas emocionantes que…