O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz importantes alertas climáticos entre esta segunda-feira (28) e a próxima (4 de agosto). Tem chuva, massa de ar frio que derruba temperaturas e, também, tempo seco. Confira:
Sul
A semana reserva acumulados de até 30 mm de chuva nos estados do Paraná e Santa Catarina, com maiores volumes concentrados nas porções central e leste de ambos os estados (tons em cinza e verde no mapa abaixo). Já no Rio Grande do Sul, a previsão indica volumes de 20 a 40 mm em setores das mesorregiões do Centro Oriental Rio-Grandense e Região Metropolitana de Porto Alegre (manchas em verde).
Entretanto, volumes mais expressivos são esperados para as mesorregiões do sudoeste e sudeste rio-grandense, áreas onde a chuva pode ultrapassar os 80 mm nos próximos dias. Outro destaque da semana é a atuação de uma massa de ar frio que deve provocar temperaturas abaixo de 8°C em toda a Região Sul entre terça (29) e quarta (30).
Sudeste
A previsão é de tempo estável na maior parte dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (áreas em branco). Por outro lado, para a maior parte do estado de São Paulo, são previstos acumulados de até 10 mm para os próximos dias (azul). Ressalta-se, ainda, a queda da umidade relativa em grande parte de Minas Gerais e São Paulo, com previsão de umidade relativa abaixo de 30% no sudoeste mineiro e noroeste paulista nos próximos dias.
Assim como na Região Sul, a massa de ar frio chega entre terça e quarta para todo o estado de São Paulo e para o sul de Minas, derrubando as temperaturas, com possibilidade de temperaturas abaixo de 8°C.
Centro-Oeste

A previsão do Inmet indica predomínio de tempo estável (áreas em branco), exceto nas regiões central e sul de Mato Grosso do Sul, para onde são previstos volumes de até 20 mm de chuva. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa do ar abaixo de 30% em toda a região para os próximos dias, principalmente no centro-sul de Goiás e na maior parte de Mato Grosso do Sul.
Nordeste
No interior da região não há previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, principalmente no sudoeste do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia. Em pequenas áreas do litoral nordestino, podem ocorrer chuvas acima de 20 mm (tons em verde), principalmente no litoral de Alagoas e Pernambuco.
Norte
Áreas de instabilidade se concentrarão no extremo noroeste e na porção central do Amazonas, com volumes que podem superar 60 mm (tons em laranja e vermelho), com destaque para os maiores acumulados de chuva da ordem de 80 mm na parte central amazonense.
Em contraste, o Inmet aponta que nas porções leste de Rondônia, sul e leste do Amazonas, assim como sul do Pará e Tocantins, não há previsão de chuva ao longo da semana. Nestas localidades, a previsão indica uma redução da umidade relativa do ar, que pode atingir níveis abaixo de 30%, o que demanda atenção especial ao risco de incêndios.